Página inicial > Últimas Notícias > UFPI Realiza aula inaugural do PRIL

UFPI Realiza aula inaugural do PRIL

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 20h25
  • Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 12h51

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) realiza, no dia 01 de abril, às 18h, no Centro de Ciências da Educação (CCE), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Campus Amílcar Ferreira Sobra e no Campus do IFPI em Pedro II a aula inaugural do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL.

Gildásio Guedes Fernandes - Reitor UFPI

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes destaca a relevância do programa para a formação continuada e sua importância para uma educação de melhor qualidade. “Nós apoiamos essa iniciativa, pois a formação continuada de professores fortalece a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das nossas salas de aula, transformando a vida dos seus alunos e consequentemente contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. Por isso, a administração superior da UFPI, juntamente com a pró-reitora de ensino e graduação, dedicará esforços e apoio para que esta ação seja bem sucedida e de qualidade. Nós queremos dizer aos nossos alunos que sejam bem vindos nessa formação e que a universidade, através do Centro de Educação Aberta e a Distância, está de portas abertas para recebê-los”.

Leomá Albuquerque Matos - Diretor do DAA

Segundo o professor Leomá Albuquerque Matos, diretor de Administração Acadêmica da UFPI, o programa traz oportunidades para todos. “A Universidade Federal do Piauí se orgulha muito em receber os cursos de formação inicial e continuada no formato PRIL, a instituição já realizou o processo de seleção dos alunos e agora está em fase de implantação e funcionamento desses cursos. A instituição vem cumprindo seu papel em colaborar com a construção do conhecimento junto à comunidade piauiense para produzir e lançar no mercado profissionais extremamente qualificados. Os cursos do PRIL vão funcionar tanto para acolher estudantes que vão ter sua primeira graduação quanto para estudantes que já são funcionários, e que já tem uma primeira graduação e vão se especializar nas respectivas áreas de atuação.”

Lívia Fernanda Nery - Diretora do CEAD

A Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), professora Lívia Nery, destaca que a UFPI, através do PRIL, fortalece a sua missão institucional. “Esse é um momento importante, que efetiva um planejamento que foi feito ao longo do último semestre, para o início das aulas, com o uso de metodologias ativas e tecnologias, e que nossos alunos sejam bem acolhidos nos núcleos onde terão as suas aulas e possam alcançar os objetivos dos projetos de vida pessoal que se confundem com nosso projeto institucional que é transformar a realidade local e desenvolver as regiões através do conhecimento e da educação.” O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL visa promover a oferta de cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras, que atendam às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares que atuam nessa etapa de ensino. É financiado pelo Ministério da Educação.