Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > REUNI DIGITAL
Início do conteúdo da página

REUNI DIGITAL

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 08h24 | Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2022, 08h24 | Acessos: 481

Com o intuito de ampliar o acesso ao ensino superior público e fomentar a permanência dos discentes na educação superior, o Ministério da Educação (MEC) consolidou suas ações no programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital.
O objetivo do programa é ampliar o número de matrículas nas universidades federais do país através da modalidade online. O Reuni Digital também visa contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024.
O Ensino a distância ganhou destaque como principal resposta à manutenção das atividades acadêmicas ao longo da pandemia do Coronavírus. Com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a EaD se tornou parte essencial na estratégia de democratização do acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.
Com estratégias pedagógicas adequadas e associadas a novas tecnologias, abrem-se boas perspectivas para a ampliação, com qualidade, da oferta de educação superior pública a distância em nosso país.
Metas do programa:
• Ampliar o acesso e a formação com qualidade aos cursos de nível superior para a população.
• Contribuir para a política de inclusão auxiliando no ingresso e permanência de alunos com vulnerabilidade socioeconômica, com deficiência física e de segmentos minoritários da população.
• Possibilitar a flexibilização de horários, o que potencializa reduzir a evasão do ensino superior.
• Potencializar o aproveitamento e adequação da infraestrutura existente das IES, para ofertar novas vagas em cursos de nível superior.
• Oportunizar aos alunos dos cursos presenciais cursarem disciplinas a distância, contribuindo com sua formação no tempo de permanência fixado no projeto pedagógico de seu curso.
• Contribuir, por meio da Educação a Distância (EaD), na disseminação, aperfeiçoamento e criação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial, nas universidades federais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página