Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI oferta minicurso gratuito sobre Introdução à Escrita Argumentativa

Alunos de Gestão de Dados do CEAD/UFPI ministram curso para estudantes do IFPI

• Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2023, 10h08
  • Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h35

Curso de Python por Gestão de Dados 2

A primeira turma do curso apresentou o Python, uma linguagem de programação de alto nível

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), por meio dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Dados, realizou curso de extensão entre os dias 10 e 21 de julho com estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O objetivo da atividade foi iniciar interessados em tecnologia na programação em Python, principalmente alunos do ensino médio que ainda não escolheram uma área de estudo para o ensino superior.

A primeira turma de Gestão de Dados apresentou a linguagem de programação Python para os alunos do ensino médio do IFPI, que, em parceria com a Instituição, está sendo ministrado no laboratório do Campus Sul também para comunidade externa. Segundo a aluna do CEAD/UFPI e organizadora das apresentações, Bárbara Sales, foi gratificante a oportunidade de interação com os adolescentes em relação ao mundo da programação.

“O objetivo da realização de um curso de Programação em Python para alunos do ensino médio é despertar o interesse dos jovens para a área. Ao decorrer dos encontros, os alunos se mostraram bastante interessados e empolgados com cada novidade que estava sendo apresentada. Estamos muito felizes com a realização da primeira atividade de extensão do curso de Tecnologia de Gestão de Dados e pretendemos estender a parceria com o IFPI para a realização de mais cursos”, pontuou Bárbara.

Para o aluno do curso, e também ministrante da atividade de extensão, Airck Lima, a possibilidade de apresentar a área enriquece as potencialidades do ensino sobre as tecnologias. Além disso, Airck ratifica a importância do ensino à distância, favorecendo as diferentes realidades dos acadêmicos.

“Sendo um dos alunos da primeira turma do curso de Gestão de Dados do CEAD/UFPI posso dizer que estou vivenciando um projeto de muito potencial. Além disso, o fato da oferta de certificados, que contribuem na carreira profissional antes da total formação, é um grande atrativo. E isso nos estimula a elaborar atividades como a realizada no IFPI”, explicou Airck.

Curso de Python por Gestão de Dados 1

O coordenador do curso de Gestão de Dados, Prof. Wenner Sampaio, comenta a relevância de agendas desenvolvidas por iniciativa dos próprios alunos, como foi o caso da programação Python para iniciantes.

“Essa iniciativa é importante, pois prepara os nossos alunos para lidar diretamente com o público, é uma preparação para o mercado. Eles conseguem entender, estudar e resolver as demandas exigidas. Então, eles propuseram aplicar o conhecimento deles em uma parceria feita entre as duas instituições, mas mediada pelos discentes envolvidos. E isso serve de espelho para toda a turma. A ideia é que façamos sempre novas parcerias, oferecendo conhecimento e serviços que atendam às demandas sociais”, finalizou o coordenador.

O curso sobre Python aconteceu durante duas semanas, com carga horária e certificação de 40h.  Além dos coordenadores, monitores e ministrantes, os encontros contaram com cerca de 21 adolescentes participantes, sempre no turno da tarde.