Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI lança livro com coletânea de trabalhos de TCC

UFPI alcança nota máxima no MEC

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 16h03
  • Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 12h55

Nota 5 UFPI

Avaliação do Ministério da Educação avalia a instituição com nota 5

A Universidade Federal do Piauí, de acordo com avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), alcançou a nota máxima na verificação de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Na última avaliação, em 2009, a UFPI recebeu nota 3, em escala que vai de 1 a 5.

O reitor Gildásio Guedes entende que a nota alcançada é um esforço conjunto e que agora é momento de fortalecer o trabalho para garantir e potencializar a qualidade da educação oferecida. "Essa é uma vitória dos docentes, dos servidores e dos alunos. É algo construído por muita gente", concluiu.

A Procuradora Institucional, Prof.ª Edna Nascimento, comenta a conquista e os benefícios que a Instituição oferece aos estudantes. “O recredenciamento institucional é a renovação do ato autorizativo de credenciamento realizado em conformidade com o ciclo avaliativo do Sinaes. Agora em 2023, no período de 26 a 28 de junho, foi feito o novo recredenciamento pela comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e obtivemos a nota máxima 5. É a maior nota que a Universidade obteve desde a implantação da lei do Sinaes, que passou a vigorar em 2004. E isso reflete mais qualidade para toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral”, explicou.

Entenda as notas:

Notas 1 e 2: o rendimento abaixo da média, sendo insatisfatório;

Nota 3: Instituição cumpre minimamente os requisitos exigidos pelo MEC, sendo considerado dentro da média;

Nota 4: Instituições acima da média, entregando mais do que o mínimo exigido pelo Ministério da Educação;

Nota 5: Resultado de excelência, alto nível de qualidade. As instituições que conquistam nota 5 se tornam referência para outras IES.

Sobre a avaliação do MEC

A avaliação do MEC é realizada periodicamente tanto em instituições de educação básica quanto no ensino superior, a fim de atestar a qualidade do aprendizado em cada uma delas. O credenciamento é o ato autorizativo do MEC que permite que uma instituição de ensino oferte cursos de educação superior. Ou seja, o ato serve como o reconhecimento da IES pelo MEC.

O principal objetivo da avaliação do Ministério da Educação é assegurar a qualidade das IES e o bom desempenho acadêmico de seus alunos. Na prática, isso significa também a formação de profissionais de qualidade que serão inseridos no mercado de trabalho.