Página inicial > Últimas Notícias > Tutor: CEAD/UFPI lança edital para Tutor de Licenciatura em Química

Seminário de Educação

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 11h58
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 09h48

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as possibilidades da ação docente, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí foi um dos parceiros da Prefeitura Municipal de Simões durante a realização do III Seminário de Educação. A ação aconteceu entre os dias 4 e 6 de fevereiro e, também, contou com parceria do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD / UESPI).

Na manhã do primeiro dia foi realizada a palestra motivacional “Professor Empreendedor”, ministrada pelo Diretor do CEAD, Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes, com o intuito de estimular o empreendedorismo como ferramenta para o sucesso docente. Ainda na manhã, a Professora Doutora Amada Campos, do CEAD, ministrou a palestra “Professor na Conjuntura Atual”, com o intuito de destacar o perfil e postura do profissional docente na problemática atual de ensino.

1 III Seminário

Diretor do CEAD, Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes

No turno da tarde, a Prof. Msc. Juliana Castelo Branco e o Prof. Dr. Maycon Monteiro foram mediadores das oficinas: matemática – possíveis caminhos para um ensino dinâmico contextualizado e resultados; e propostas de intervenção dinâmica no ensino de linguagem. O segundo dia também contou com a realização de mais palestras e oficinas, com temáticas ligadas a saúde vocal, bem como o protagonismo de alunos com deficiência, ministradas pela Fonoaudióloga Drª. Jennyane Vasconcelos e prof. Drª. Sandra Lima, respectivamente.

2 III Seminário

III Seminário de Educação

No terceiro dia as palestras e oficinas destacaram tanto a linguística textual e sua aplicação no ensino de leitura e produção de texto, quanto as principais ferramentas da plataforma Google utilizadas por professores e alunos nos dias atuais; além de ações com alunos com o intuito de compreender e refletir os índices de referência da avaliação externa, a melhoria da aprendizagem dos alunos e suas principais ações.

3 III Seminário

III Seminário de Educação