Página inicial > Últimas Notícias > Professor do CEAD defende Tese de Doutorado em Fortaleza

Reunião firma parcerias para realização de Congresso Nacional e Internacional sobre a Educação a Distância

• Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 20h13
  • Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 20h22

1

Reunião firma parcerias para realização de Congresso Nacional e Internacional

‘Responsabilidades e Desafios para a consolidação da Educação a Distância’.  Essa será a temática do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e do V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud) que será realizado em novembro deste ano no Piauí. Para debater sobre o evento, foi realizada na manhã desta segunda-feira (20) uma reunião entre os reitores das Instituições de Ensino Superior envolvidos com a organização do Congresso e o governo do Estado.

No evento, as instituições públicas de ensino superior – universidades federais, estaduais e institutos federais – planejam tratar de estudos e pesquisas na EaD, incluindo o avanço crescente da modalidade de ensino. Além disso, o Congresso, que será realizado no período de 26 a 29 de novembro, tem entre seus objetivos favorecer a troca de experiências entre instituições e pesquisadores sobre a modalidade, bem como divulgar trabalhos acadêmicos.

“Ninguém faz nada de bom sozinho, por isso é tão importante parcerias. Estamos com Instituições de Ensino Superior que vão nos apoiar e agradecemos por todas que mostraram disponibilidade. Além das parcerias entre as instituições públicas, também teremos a parceria público/privada. A Educação a Distância é a modalidade que mais tem alcance social; nós acreditamos na filosofia do investimento na educação”, destaca Gildásio Guedes, diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

2

Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes

Em nível macro, o evento, em suas ramificações, é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), com o intuito de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da EaD não apenas no Estado, mas em território nacional.

Após o diálogo, o governador do Estado declarou parceria ao evento. “Estou muito animado com o Congresso e creio que vai ser um momento muito importante; acredito que a Educação a Distância é uma forma de chegar onde a presencial ainda não alcançou. Vamos trabalhar juntos e fazer com que o evento seja acessado no Brasil e no mundo. Irei dar autorização para o apoio ao evento, conforme foi solicitado”, afirma Wellington Dias.

Durante a reunião, entre os presentes estiveram o Governador do Estado, Wellington Dias, que recebeu o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes; o Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes; o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Prof. Dr. Nouga Cardoso; o Reitor do Centro Universitário Uninovafapi, Prof. Dr. Carlos Alberto Ramos.

3

Reunião contou com representantes das instituições de ensino superior

Além das parcerias públicas, é articulado o apoio de uma instituição privada para a realização do evento. “Foi uma honra quando recebemos o convite do professor Gildásio para participarmos. Assim como o setor público, o setor privado também enfrenta dificuldades, e, com isso, tivemos a ideia de ofertar o espaço para a realização do evento. Precisamos garantir que a EaD continue crescendo e cresça  com qualidade. Um evento como esse é uma expressão de que a EaD é tratada com seriedade em nosso Estado”, destaca o Reitor da Uninovafapi, Carlos Ramos.

A organização do Congresso já conta com uma Comissão Organizadora e sete comitês, sendo eles: o Comitê Financeiro e de Projetos; Comitê de Programação; Comitê de Logística; Comitê de Infraestrutura Tecnológica; Comitê de Comunicação; Comitê Científico e Comitê do Prêmio UniRede. Cada comitê terá um Coordenador e contará com pesquisadores das instituições.

4

Reunião contou com representantes das instituições de ensino superior

“Agradecemos ao Governador por nos receber. Nesse momento de dificuldades que estamos vivendo, buscamos apoios e sempre tivemos uma boa parceria com o Governo do Estado, por isso, estamos aqui, em busca desse apoio indispensável. Tenho certeza que o Congresso será realizado de forma exitosa, como tudo que é feito, mesmo enfrentando dificuldades. Tenho certeza que com esse apoio faremos mais um evento que entrará para a história”, conclui o Reitor da UFPI, Arimatéia Dantas.