Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFPI “Museu de História do Piauí” é aprovado no programa Inova EaD
Início do conteúdo da página

Projeto “Rumo à Universidade” oferece suporte inclusivo para estudantes do Piauí

  • Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 13h07
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 15h03

imagem reproducao

Iniciativa no Piauí foca em estudantes de escolas públicas e jovens em situação de vulnerabilidade

O projeto de extensão “Rumo à Universidade”, uma iniciativa do Programa PRILEI/CEAD/UFPI, tem como objetivo preparar estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas do Piauí, incluindo alunos com deficiência, para o ENEM e outros processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Coordenado pelas professoras Cleânia Sales e Roberta Gomes, o projeto atua em seis cidades: Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, Pedro II e Patos do Piauí. 

A professora Cleânia Sales, coordenadora do projeto, explica que o foco principal é apoiar os alunos mais vulneráveis: “O projeto visa contribuir para aumentar as possibilidades de acesso ao ensino superior dos estudantes vindos das escolas públicas, principalmente aqueles estudantes que estão em condições de maior vulnerabilidade e as pessoa com deficiência”, informou.

Segundo a coordenadora, a iniciativa contempla diversas ações, incluindo palestras e cursos preparatórios: “Na semana que antecede o ENEM, com psicólogos, nós realizaremos palestras sobre inteligência emocional no ENEM, que é para justamente ajudar os alunos a controlarem sua ansiedade e seu estresse. Já com a participação de professores, nos ajudarão com dicas sobre como fazer uma boa redação”, finalizou Sales.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se também pesquisas para identificar dificuldades dos estudantes, palestras de orientação com especialistas, cursos preparatórios e a produção de materiais acessíveis, como conteúdos em braile e vídeos com tradução em Libras. O programa tem duração de um ano, com possibilidade de ampliação, e busca tornar o ensino superior mais inclusivo e acessível, além de melhorar a formação dos alunos envolvidos no PRILEI/CEAD/UFPI.

A primeira atividade acontece nesta quinta-feira (24), com visitas às escolas públicas do ensino médio e EJA. Já as palestras terão início dia 29 de outubro, em todos os municípios contemplados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página