Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFPI “Museu de História do Piauí” é aprovado no programa Inova EaD

Projeto da UFPI “Museu de História do Piauí” é aprovado no programa Inova EaD

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 11h43
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 11h43

O programa destina recursos às propostas relacionadas à disseminação de recursos tecnológicos

Um projeto da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi aprovado no Inova Ead, programa que destina recursos às propostas relacionadas à disseminação de recursos tecnológicos. A plataforma virtual submetida pela UFPI e que foi aprovada foi o Museu de História do Piauí, feito por meio do CEAD/UFPI e que contém diversos tipos de conteúdo da história do nosso estado.

O projeto tem o objetivo de digitalizar e publicar vários tipos de documentos referentes às atividades intelectuais no Piauí, como livros, crônicas, poesias e teses. Ele busca ampliar o acervo de pesquisa para professores da educação básica e do Ensino Superior, além de estudantes, mestrandos e doutorandos. Além disso, a proposta procura estimular o uso de recursos tecnológicos para aprendizado, plataformas que podem ampliar a democratização do conhecimento. De acordo com o professor Francisco Nascimento, que submeteu o projeto ao Inova EaD, o objetivo do trabalho é ajudar no estudo e na formação de professores no Piauí.

Prof Francisco História

O professor Francisco Nascimento foi o responsável por submeter o projeto do Museu de História do Piauí ao programa Inova EaD.

“O Projeto é uma iniciativa de inovação na Educação à distância, por meio do CEAD/UFPI, visando contribuir para a docência e pesquisa, para formação de professores no Estado do Piauí”, declarou o professor. Nascimento também pontua que apenas três universidades do Nordeste foram aprovadas no programa, dentre elas a UFPI.

O coordenador do projeto também explica que duas bolsas serão destinadas para o projeto aprovado. “Uma bolsa de Iniciação Científica por 12 meses, para graduação, e uma bolsa de Mestrado, por seis meses, que são importantes para garantir profissionalização de pesquisadores, mediando saberes teóricos e práticos, contribuindo para permanência de discentes na Universidade, que precisam das bolsas de demanda social, da CAPES”, declarou Francisco.

O resultado do edital foi publicado no dia 31 de outubro de 2023, aprovando 15 projetos em todo o Brasil. Os recursos terão um prazo de validade de 12 meses para aperfeiçoar a proposta.

Para acessar o site, acesse https://museudehistoriadopiaui.ufpi.edu.br/ .