Página inicial > Últimas Notícias > Pint of Science: CEAD/UFPI realiza evento científico em Teresina

Maio Amarelo: "No trânsito, escolha a vida!" é o tema da campanha em 2023

• Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 10h13
  • Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 12h07

MAIO AMARELO SITE

Maio Amarelo: "No trânsito, escolha a vida!" é o tema da campanha em 2023

Movimento em prol da conscientização da segurança nas vias brasileiras completa 10 anos

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em sua última pesquisa realizada em setembro de 2022, há cerca de 45 mil mortos anualmente em decorrência de acidentes de trânsito. O Ipea também pontua o prejuízo na casa dos R$50 bilhões no que se refere aos reparos e valores que envolvem a assistência médica dos envolvidos.

Em razão dos números expressivos, o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios dos Transportes e das Cidades, apoia a CNT e o SEST SENAT em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária na campanha Maio Amarelo que, em 2023, completa 10 anos. O objetivo da união entre as instituições e os governos é orientar e criar um ambiente de conscientização aos motoristas e pedestres que circulam em território nacional.

Para além dos problemas do mau estado de conservação da sinalização e pavimentação asfáltica no país, a causa da quantidade alarmante de mortes no trânsito é a baixa educação da população brasileira no que se refere ao respeito às leis vigentes, com erros possíveis de serem evitados, como avançar os sinais, dirigir embriagado, excesso de velocidade e utilização do celular, entre outras infrações.

Por isso, é importante ressaltar o interesse da sociedade no processo de redução das mortes no trânsito, desde o reforço dos cuidados pessoais e observância das leis até a orientação e ampliação da conscientização dos amigos, familiares e demais círculos sociais.

Campanha Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em parceria com órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, a Campanha ocorre anualmente para promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

O Tema da campanha Maio Amarelo 2023, baseado na Resolução 806/2020 do Contran, é “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Em maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção e também por ser a sinalização de advertência no trânsito.