Página inicial > Últimas Notícias > Histórias de sucesso: CEAD/UFPI desenvolve projeto ‘Transformar vidas e acolher distâncias’

• Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2024, 11h36
  • Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2024, 11h54

Histórias de Destaque

Espalhado por 48 localidades do Piauí, o CEAD/UFPI oferece cerca de 40 cursos na modalidade a distância

Há mais de 17 anos, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) desempenha um papel fundamental na democratização do ensino, oferecendo educação a distância de forma gratuita, comprometida e de qualidade.

Atualmente, os cursos na modalidade a distância são ofertados em 50 polos de apoio presencial, sendo 48 polos distribuídos no Estado do Piauí e 02 no Estado da Bahia. Os cursos ofertados dividem-se em Licenciaturas, Bacharelados, Tecnólogos e de Pós-Graduação.

Promovendo a facilitação do acesso à educação, o CEAD/UFPI atinge as áreas mais remotas do estado, onde as pessoas não conseguem se deslocar diariamente para o ensino presencial, ou até mesmo com dificuldades financeiras ou de acesso, devido a demandas como trabalho e família, como explica a aluna do curso de Turismo, Leonaria Souza, residente do povoado Cânions do Viana, localidade a 80 km de Bom Jesus do Piauí.

“Eu nunca pensei que seria possível voltar a estudar. Aqui no povoado, não tínhamos energia elétrica e nem internet. Quando a Internet chegou, eu conheci o CEAD/UFPI, e tive a oportunidade de fazer o curso de Turismo, o que hoje é um orgulho pra mim. Através do curso eu me senti inclusa na sociedade e pretendo continuar estudando após a graduação, fazendo outros cursos e me qualificando cada vez mais; tudo através do CEAD/UFPI”, declarou.

Leonaria Souza residente do povoado Cânions do Viana

Leonaria Souza, residente do povoado Cânions do Viana

Matheus David Carvalho, do Polo UAB de Altos-PI, egresso do curso de Administração pelo CEAD/UFPI, e conta com felicidade sobre as vantagens que a educação a distância proporcionou para a sua formação.

“Os professores, tutores e profissionais do curso de Administração, sempre estiveram muito preparados e a postos para atender as minhas demandas. Com a carga-horária flexível, que eu conseguia encaixar no meu tempo, e o apoio dos profissionais, eu consegui o diploma de nível superior e passei em 1° lugar no concurso para administrador nas vagas destinadas as pessoas com deficiência (PCD), na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)”, comentou.

Matheus David Carvalho do Polo UAB de Altos PI

Matheus David Carvalho, do Polo UAB de Altos-PI

Os egressos das graduações do CEAD/UFPI, têm se destacado em concursos públicos Piauí a fora. Antônio Soares Júnior, administrador formado pelo CEAD/UFPI do polo de União-PI, conquistou a vaga em três concursos da região. Alcançou o 1° lugar na UFDPAR, o 3° lugar na UESPI e 3° lugar na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

“Fazer o curso de Administração pelo CEAD/UFPI foi uma oportunidade e uma conquista! Eu soube aproveitar a flexibilidade da educação a distância, e auxiliei isso ao foco e a disciplina de correr atrás do meu objetivo. Ao mesmo tempo que estudava para as disciplinas do curso, estudava também para o concurso, que juntamente ao apoio dos professores e colegas, e as trocas que tínhamos nos encontros presenciais, fez com que eu conseguisse a formação e o cargo tão sonhado”, finalizou Antônio.

Antônio Soares Júnior administrador formado pelo CEADUFPI do polo de União PI

Antônio Soares Júnior, administrador formado pelo CEAD/UFPI do polo de União-PI

Se você também faz parte de histórias inspiradoras, seja como aluno ou ex-aluno, envie sua trajetória de superação. Conte como o CEAD/UFPI impactou sua vida e a diferença que fez em seu caminho acadêmico e profissional.

Você pode participar enviando para o e-mail: cead@ufpi.edu.br sua história por vídeo ou mensagem de áudio, de até 01 min; ou por escrito, com no máximo 10 linhas, respondendo às perguntas abaixo:

1. Qual curso você fez?
  2. Quando começou?
  3. Fale brevemente sobre a diferença em sua vida ter estudado no CEAD/UFPI.