Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD participa do 1º Seminário Nacional do Curso de Formação de Articuladores da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral
Início do conteúdo da página

Expedição 'Serras das Águas Coloniais' visita patrimônios históricos do Piauí

  • Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 12h28
  • Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 12h32

1

 

Com o objetivo de resgatar a história das Instituições do Estado do Piauí, identificar riscos e obstáculos institucionais para a proteção do patrimônio histórico colonial, cultural e buscar alternativas para melhorar sua visibilidade e conservação, foi realizada no último final de semana a Expedição ‘Serras das Águas Coloniais’.

Pesquisadores de diversas áreas ligadas à proteção do patrimônio histórico e cultural do Piauí, lideranças políticas locais e membros da comunidade universitária participaram da caravana no Norte do Estado. Os expedicionários tiveram uma vasta programação que contemplou visitas a prédios históricos, palestras e também o lançamento de um livro.

 

2

Foto: Pense Piauí

 

A ação foi organizada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI) e o Núcleo de Pesquisa da Justiça (NUPEJ) do Centro de Ciências Humanas e Letras (CHHL / UFPI) em parceira com a Rede Pense Piauí (RPP), cujos membros se deslocaram para trajeto de observação e de estudo pela região piauiense.

“Registramos esse acontecimento através do programa de extensão Interface das Coisas, que tem como principal objetivo apoiar iniciativas que dizem respeito ao registro, controle e documentação de todo o acervo ecológico e cultural da região. Para nós é mais que uma satisfação, é um dever cumprido como instituição pública, pois a Universidade é o maior fator de incremento, desenvolvimento e de produção de conhecimento no Estado do Piauí”, comenta Gildásio Guedes, diretor do CEAD.

 

3

Foto: Pense Piauí

 

A expedição iniciou com visita ao Casarão da Fazenda Ininga, na sexta-feira (24) e encerrou no Parque Nacional de Setes Cidades, em Picaruruca, no sábado (25). “Foi uma experiência muito especial e singular; uma experiência existencial e cientifica, pois tivemos a oportunidade de nos deparar com grandes valores e um imenso patrimônio imaterial que está guardado como uma espécie de relicário em nosso inconsciente”, destaca o Desembargador Carlos Brandão.

Entre a trilha traçada, os expedicionários estiveram em locais como a Cachoeira do Xixá; Igreja de Frecheiras em Cocal da Estação; Escola Agostinho Brandão; Cachoeiras do Pirangi, em Cocal; Igreja do Carmo, em Piracuruca; Serra dos Matões; Indústria da Opala, em Pedro II, entre outros pontos.

 

6

Foto: Pense Piauí

 

5

Foto: Pense Piauí

 

O curso de Geografia do CEAD também esteve presente na expedição. “Visitamos as potencialidades de cada local nos aspectos culturais e também educacionais. O curso de Geografia do CEAD se insere no projeto, neste momento, para colaborar com as politicas de desenvolvimento do Estado, especialmente, quanto a educação. Queremos continuar nessa jornada de levar o conhecimento da riqueza do Piauí a todos; a sua identidade tem que ser estimulada”, conclui Raimundo Wilson, coordenador do curso de Geografia do CEAD.

registrado em:
Fim do conteúdo da página