Encontro nacional reúne coordenadores da Especialização em Matemática para formação e avaliação do curso
Evento realizado na UNICAMP contou com a presença da UFPI por meio da coordenação institucional do CEAD
O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) participou, nos dias 19 e 20 de maio, do Encontro de Formação e Planejamento do Curso de Especialização em Formação de Formadores Especializados de Professores de Matemática dos Anos Finais (FFEspPMat – Anos Finais). O evento ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, e reuniu coordenadores, professores e tutores da especialização.
Estiveram presentes a Coordenadora Institucional, Profª Patricia Medyna (CEAD/UFPI), o Coordenador Adjunto, Prof. Miguel Ribeiro (UNICAMP), e a Coordenadora Pedagógica, Profª Etienne Lautenschlager (UFRN), além de contar com a orientação e mediação de Victor Both Eyng e Érica Guimarães da COGEF/DPDI/MEC, e de Marislândia Targino da CGFORP/DIFOR/MEC.
Segundo Patricia Medyna, o encontro foi convocado pelo Ministério da Educação (MEC). “Essa reunião foi solicitada pelo pessoal do MEC para, primeiramente, fazermos uma autoavaliação do curso: como está funcionando a plataforma, como estão as aulas síncronas, a logística, a tutoria”, afirmou.
Medyna também pontua que nesse momento, todos foram ouvidos — coordenadores, professores, tutores e também o próprio MEC, que trouxe informações a partir da perspectiva dos cursistas. “O objetivo do encontro foi promover uma avaliação construtiva do curso e planejar as próximas etapas de multiplicação das formações nos estados, fortalecendo a rede de formadores em todo o país”, comentou Patricia.
Durante a reunião também foram elaborados um Guia de Orientação para as multiplicações das formações; um Plano de Formação estruturado, que servirá de base para as ações locais; e um Modelo de Pauta Formativa, que orientará os encontros promovidos pelos formadores nos estados, indicando temas a serem discutidos e garantindo a devolutiva em forma de relatório para o curso.
Ao final do encontro, foi apresentada a iniciativa “Toda Matemática”, projeto do Ministério da Educação que integra um conjunto de ações estratégicas para o fortalecimento do ensino da matemática no Brasil. A professora Patricia Medyna ressaltou a importância do programa:
“Esse ano é considerado o ano da matemática. O governo federal vai investir fortemente nessa área. Vai sair um decreto que trata especificamente desse projeto, com ações voltadas à formação de professores e estudantes na matemática. Isso foi o que mais me chamou atenção — esse investimento estratégico, diante da defasagem e evasão no ensino fundamental”, concluiu a coordenadora.
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