Dia Nacional da Educação a Distância celebra desenvolvimento social
A data busca reafirmar o compromisso com uma educação de qualidade e atrair atenção da comunidade
No Brasil, o Dia Nacional da Educação a Distância é celebrado no dia 27 de novembro. A data simboliza a crescente importância da modalidade de ensino no país, que tem se consolidado como uma alternativa fundamental ao proporcionar flexibilidade e democratizar o ensino, especialmente em regiões mais remotas.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024, a educação a distância deve superar o ensino presencial no Brasil. Os especialistas e educadores refletem sobre os desafios e as conquistas dessa forma de aprendizagem, que continua a expandir seu impacto no cenário educacional nacional.
O vice-diretor do Centro de Educação Aberta e Distância (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Ildemir Ferreira, fala da importância da educação a distância em um país como o Brasil com dimensões continentais, onde milhões de brasileiros vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos.
“A EAD tem sido um recurso fundamental para expandir o acesso à educação, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde milhões de brasileiros vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos. Essa geografia também é vista em nosso Piauí, onde a modalidade tem conseguido transformar vidas nas mais longínquas localidades, transformando vidas e realizando sonhos”, destaca Idemir.
A coordenadora adjunta do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), Liana Rosa, destaca a importância da data no impacto sobre a percepção da sociedade a respeito do ensino remoto no Brasil. “O principal impacto deste momento é que ao trazer maior conhecimento sobre a modalidade, com a apresentação das suas características, objetivos, práticas e desafios, vai se moldando uma sociedade que entende que a EAD é uma modalidade séria e necessária para os dias atuais. E que, antes de tudo, é também educação de qualidade”, afirma Liana.
O CEAD/UFPI reafirma o seu compromisso com a democratização do ensino e a inclusão educacional. Ao longo dos anos, o Centro tem se dedicado a ampliar o acesso à educação de qualidade por meio de cursos de graduação, pós-graduação e programas de capacitação, permitindo que milhares de estudantes de todo o estado possam alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
Redes Sociais