Página inicial > Últimas Notícias > Apoio: CEAD/UFPI torna público Processo Seletivo destinado às funções de apoio logístico

Curso de Pedagogia celebra 50 anos de fundação na UFPI

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 12h51
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 11h13

50 anos pedagogia 2

"A Pedagogia é necessária para que tenhamos profissionais comprometidos", disse o reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebrou, na última quarta-feira (29) a abertura da comemoração dos 50 anos do curso de Pedagogia do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), Salomé Cabral.

Durante o evento, o Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, reforçou os trabalhos relevantes e a importante contribuição do curso de Pedagogia para o desenvolvimento do estado do Piauí, transformando a educação de estudantes e profissionais da área.

“A Pedagogia é responsável pela formação inicial na educação infantil e no ensino fundamental. Presente em muitas áreas da nossa Universidade, a Pedagogia pode se tornar responsável pela formação continuada em cursos e orientações. Ela é necessária para que tenhamos profissionais comprometidos, não só futuros professores, mas que os nossos egressos tragam resultados positivos na sua atuação no mercado de trabalho”, comentou Guedes.

50 anos pedagogia 1

"Sou egressa do mestrado em Educação e aqui pude fortalecer a minha formação, conhecendo teorias profundas, de criticidade", relembrou a diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery

A Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Prof.ª Lívia Nery, enfatizou a importância do curso na formação de discentes respaldados no pensamento crítico. A gestora também pontua a importante parceria entre as unidades acadêmicas com cursos de formação.

“É um momento de muita alegria participar dessa comemoração, já que o curso de Pedagogia traz grande contribuição para a sociedade piauiense formando profissionais respaldados no pensamento crítico, na educação como ato de amor, ato político, de construção social. Então, por tudo isso, parabéns a todos que fazem o curso de Pedagogia na UFPI e ao CCE, por ser o lugar da comunicação, do pensamento intelectual e educacional na nossa Instituição”, celebrou.

Segundo Nery, a academia é o lugar de pensamento intelectual e crítico, relembrando o período em que esteve como mestranda do curso de Pedagogia.

“E esse é o lugar do pensamento intelectual, da formação crítica e, também, da compreensão que a formação do ser humano é complexa, envolvendo compreender os aspectos bio, psíquico e social das pessoas. Sou egressa do mestrado em Educação e aqui pude fortalecer a minha formação, conhecendo teorias profundas, de criticidade. A Educação é, além de um ato de amor, é um ato que influenciará grandemente a transformação social, a partir da transformação dos sujeitos aqui formados”, finalizou.

A mesa de honra foi composta pelo Reitor da UFPI, Prof.Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Ana Beatriz Gomes; a Diretora do CCE, Profª. Eliana De Sousa Alencar; a Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), Profª. Lidiany Pereira; representando o curso de Pedagogia do campus de Floriano, Profª Letícia Nascimento; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Prof.ª Lívia Nery; o chefe em exercício do Departamento de Fundamentos da Educação, Prof. Francisco Williams de Assis; a Sub-Coordenadora do curso, Prof.ª Joselia Farias; o representante dos técnico-administrativos ligados ao Curso de Pedagogia, Josely Cardoso e a representante discente do Curso de Pedagogia, Sarah Ferreira.