Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Seminário de Geografia da Educação a Distância é realizado no município de Floriano
Início do conteúdo da página

Curso de Licenciatura em Computação recebe nota 4 do MEC

  • Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 11h17
  • Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2019, 11h34

1

 

 

O Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) obteve Conceito do curso (CC) 4, do Ministério da Educação (MEC). A nota compreende uma escala de 1 a 5, sendo fornecida com base nos instrumentos que subsidiam a avaliação dos cursos de graduação do MEC.

Assim, a nota 4 confere o perfil de qualidade “muito bom”, com base em aspectos que vão desde a Organização Didático-Pedagógica ao Corpo Docente. Prioritariamente, na área educacional, o Curso contribui com a sociedade através da formação de profissionais aptos a pesquisa, a gestão, ao desenvolvimento, o uso e a avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações.

Atualmente, contempla estudantes de 20 Polos de Apoio Presencial, sendo eles Teresina, Bom Jesus, Inhuma, Marcos Parente, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, com base na primeira oferta do vestibular (UAB 4), em 2014. E Alegrete do Piauí, Campo Alegre de Lourdes (BA), Campo Maior, Castelo do Piauí, Esperantina, Inhuma, Marcos Parente, Paes Landim, Picos, Pio IX, Santa Cruz do Piauí, São João do Piauí e União, com base na segunda oferta (UAB 5), em 2017.

O resultado é fruto do trabalho de professores, tutores e equipe administrativa que há quatro anos, desde a construção do Projeto Político Pedagógico, gerenciam o curso, sob Coordenação da Professora Doutora Keylla Maria de Sá Urtiga Aita e Professora Mestra Aline Montenegro Leal Silva.

 

Sobre o curso

A Licenciatura em Computação da UFPI, na modalidade a distância, é um campo do conhecimento de caráter multidisciplinar, cuja especificidade se constitui de teorias e de práticas que preparam tanto para docência da Computação na Educação Básica e suas modalidades, como para atuação em área afins.

O curso empenha-se em imprimir e manter um nível de qualidade a atividade formadora, investindo em capacitação dos professores formadores e tutores, os quais atuam como mediadores do conhecimento junto aos discentes do Curso, de forma online, nos ambientes virtuais de aprendizagem (SIGAA) e diretamente com os alunos nos Polos de apoio presencial.

 

2 Capacitação 2017

Capacitação 2017

 

3 Capacitação 2018

Capacitação 2018

 

4 Capacitação 2019

 Capacitação 2019

 

Além disso, busca aproximar os discentes dos temas da sua área de formação, além de promover a interação com seus colegas, professores e comunidade, promovendo,  anualmente, eventos de extensão nos Polos de Apoio Presencial, na área de Computação e afins, com intuito de desenvolver trabalhos colaborativos, além daqueles que constam na grade curricular, de forma individual e/ou coletiva.

Entre os eventos realizados estiveram o Ciclo de Seminários Multidisciplinar, Maratona de Programação, Curso de Extensão Produção de Artigo Cientifico, Oficina de Manutenção de Computadores (ação comunitária), Oficina de Programação em Python.

O Ciclo de Seminários Multidisciplinar aconteceu no ano de 2016 para as turmas da UAB 4 e, em 2017, o evento contemplou também as turmas da UAB 5. Nos ciclos são abordados temas das áreas de Computação e Pedagogia, como a Segurança Digital; Comércio Eletrônico; O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de aprendizagem, inclusive como fator de inclusão; além de dificuldades no processo de aprendizagem.

 

5 I Ciclo de Seminários TERESINA

I Ciclo de Seminários - Teresina

 

6 II Ciclo de Seminários CAMPO MAIOR

II Ciclo de Seminários - Campo Maior

Com a proximidade da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para os alunos do 8º período da 1 turma, foi oferecido o Curso de Extensão Produção de Artigo Científico, com fins de proporcionar um embasamento maior para a construção dos textos científicos.

 

7 Produção de Artigo Científico Inhuma

Curso de Extensão Produção de Artigo Científico - Inhuma

 

Em 2018, a Coordenação realizou quatro eventos de extensão intitulados ”Maratona de Programação” nos meses de janeiro, setembro, outubro e novembro, que teve entre seus objetivos: despertar nos alunos a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software, além da habilidade em resolver problemas sobre pressão.

 

8 Maratona de Programação 07.02.2018 PIO IX

Maratona de Programação - Pio IX

 

9 Maratona de Programação 24.11.2018 SÃO JOÃO DO PIAUÍ

 Maratona de Programação - São João do Piauí

 

9.1 Maratona de Programação 01.09.2018 CASTELO DO PIAUÍ

Maratona de Programação - Castelo do Piauí

Durante o primeiro semestre de 2019 foram planejados dois eventos, sendo, o primeiro, uma Oficina de Manutenção de Computadores - Ação Comunitária, realizada em março de 2019. A oficina foi ofertada tanto para os discentes do Curso como para a comunidade externa e teve como objetivo capacitar os participantes para a prestação de serviços de manutenção, inicialmente, no próprio laboratório do Polo de apoio presencial, bem como para suprir as necessidades da região em que residem.

 

 

9.2 Oficina de Manutenção de Computadores CASTELO

Oficina de Manutenção de Computadores - Castelo do Piauí

 

9.3 Oficina de Manutenção de Computadores PAES LANDIM

 Oficina de Manutenção de Computadores - Paes Landim

 

9.4 Oficina de Manutenção de Computadores CAMPO ALEGRE

Oficina de Manutenção de Computadores - Campo Alegre

 

O segundo evento, foi a I Oficina de Programação em Python: módulo inicial, realizada no mês de abril de 2019, que teve como objetivo a constante atualização do conhecimento nas áreas das ciências da computação, oportunizando aos discentes o contato com linguagens de programação inovadoras para ampliar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do currículo.

 

9.5 Python CASTELO

Oficina de Programação em Python - Castelo do Piauí

 

9.6 Python Alegrete

Oficina de Programação em Python - Alegrete do Piauí

 

9.7 Python União

Oficina de Programação em Python - União

 

Desta forma, o Curso de Licenciatura em Computação, na modalidade a distância, busca realizar todas as ações planejadas em seu Projeto Político Pedagógico, respeitando a diversidade e a liberdade, disseminando o respeito ao ser humano e a racionalidade na utilização de todos os tipos de recursos e incentivando o acesso e a permanência no curso, sempre utilizando a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional, as atividades acadêmicas e outras, conforme definidas também no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página