Página inicial > Últimas Notícias > Professor: CEAD/UFPI publica edital de seleção de Professor de Química

Curso de História do CEAD/UFPI entrega láurea universitária

• Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 09h56
  • Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 09h56

PXL 20221025 100832781

“A coordenação do curso de História reconhece todo o empenho do aluno. Ele é merecedor”, pontua o coordenador Francisco Nascimento

O aluno do curso de História do polo de Esperantina do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Tomé Soares da Costa Neto, recebeu a láurea universitária, uma comenda entregue ao discente em razão de excelente desempenho dentre os alunos formados em determinado período e curso. A honraria foi autorizada pelo Conselho Universitário (CONSUN) após trâmite na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).

A honraria concedida estimula o discente a procurar a excelência no conhecimento adquirido ao longo da graduação. Segundo a diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, a entrega do certificado ressalta o empenho em conjunto do aluno, enquanto agente proativo, e da Instituição pública de ensino superior. “Congratulamos o aluno e é motivo de orgulho para nós do CEAD/UFPI um dos egressos ser laureado. Em virtude  de critério e atributos atendidos pela legislação da Universidade, o melhor aluno que se destacou no curso pode solicitar, via processo, a láurea acadêmica. Parabéns, mais uma vez, pela conquista”, celebrou Lívia.

Para Tomé Neto, graduado no curso de Licenciatura em História no ano de 2018, a láurea enseja um desempenho profissional de melhor qualidade. “Pessoalmente, a concessão da láurea universitária atesta a minha paixão pela disciplina de História que vem desde os tempos de ensino básico. Academicamente, a honraria estimula a busca de um conhecimento mais aprofundado do que fora aprendido, congregando elementos imprescindíveis para o ensino como a responsabilidade, o senso crítico e o respeito aos direitos humanos”, pontuou Tomé.

De acordo com o coordenador do curso de História do CEAD/UFPI, Francisco Nascimento, as atividades e produções nas quais o aluno esteve envolvido resultaram em grande aproveitamento tanto durante a academia quanto após formação, trabalhando como docente na área.  “Tomé obteve um resultado extraordinário no desempenho das notas e foi laureado. Para receber a láurea da UFPI além de ter um rendimento elevado é preciso também que o graduado tenha um excelente desempenho em outros aspectos. Na extensão, participou de diversas ações, projetos, programas e pesquisas, além de publicar artigo na revista ContraPonto, que pertence ao programa de pós-graduação da UFPI, e atuar na inserção social da cidade de Esperantina. A coordenação do curso de História reconhece todo o empenho do aluno, ele é merecedor”, finalizou o coordenador.

Láurea Universitária

A Láurea Universitária da UFPI é concedida ao aluno da turma concluinte de cada curso de graduação em um determinado período letivo que apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas. São requisitos para a concessão da Láurea Universitária:

I - Ter o aluno ingressado na UFPI mediante vestibular ou Sisu;

II - Não ter incorrido em reprovação, qualquer que seja o motivo, em qualquer componente curricular, ao longo de todo o curso;

III - Ter se distinguido como aluno exemplar nas áreas de pesquisa e/ou extensão, mediante indicação do colegiado do curso;

IV - Não ter sofrido penalidade componente curricular de qualquer título, em todo o seu curso de graduação;

V - Ter o aluno o IRA igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco);

VI - Ter aprovação por média em todos os componentes curriculares.