Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Edital do Processo Seletivo Específico (PSE)

Curso de Filosofia realiza atividades no Polo Presencial de Gilbués

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 10h03
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 10h03

Apresentar e discutir versões relacionadas à ‘Ética, Justiça e Política’ através do olhar filosófico. Esse foi o objetivo da ‘I Rodada de Palestras de Filosofia’, no Polo de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) da cidade de Gilbués. O evento contemplou cerca de 60 pessoas, entre estudantes do curso e de outras graduações da Instituição.

01 Filosofia

Durante a atividade foram realizadas palestras que, entre as temáticas discutidas, abordaram a ‘Ética e Política em Aristóteles’, com o objetivo de apresentar os conceitos de política, justiça e ética, bem como contextualizar sua filosofia, ministrada pelo professor Claudinei Reis; O ‘Discurso sobre a servidão voluntária de Etienne La Boetie’, com o intuito de analisar vínculos e relações políticas, ministrada pelo professor Dayvide Magalhães.

02 Filosofia

A filosofia política sob a ótica de Jean-Luc Nancy, ministrada por Amanda Feitosa e a Reforma da Previdência e a Justiça Social, ministrada pelo professor Thiberio Mota, com o intuito de apresentar a importância e o papel da previdência social para os brasileiros, bem como as principais mudanças da reforma para sociedade brasileira.

Retiro Filosófico

03 Filosofia

Ainda em Gilbués, o curso também realizou o ‘II Retiro Filosófico’, com a temática dos ‘Exercícios Espirituais de Sêneca para Construção da Fortaleza Interior’. "A Filosofia Antiga chama a atenção para a importância de que a vida filosófica e o discurso filosófico são inseparáveis, assim, não existe hiato entre teoria e prática: o que é visto nas teorias é constituinte da vida filosófica. Nesse sentido, há uma prática comum na filosofia clássica e no período helenístico: os exercícios espirituais, que são um modo de vivenciar os discursos filosóficos", destaca Kelly Caetano, membro do curso de Filosofia.

04 Filosofia

A atividade teve como objetivo apresentar o conceito de exercícios espirituais na filosofia Sêneca, compreender a realização da prática dos exercícios e desenvolver a habilidade para a aplicação no cotidiano. A ação contemplou 24 estudantes e foi conduzida pelo mestrando em filosofia Danilo Bastos.