Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Extensão - Debatendo a nova BNCC na Prática

Curso de Extensão - Debatendo a nova BNCC na Prática

• Publicado: Terça, 26 de Julho de 2022, 00h02
  • Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 00h02

WhatsApp Image 2022-07-25 at 16.27.10.jpeg

Fortalecendo sua trajetória o Centro de Ensino a Distância da UFPI – CEAD/UFPI, realiza o evento “Debatendo a nova BNCC na prática - O novo ensino médio e os componentes curriculares Filosofia, Geografia, História e Sociologia”, objetivo do evento é envolver academia e comunidade para juntos debaterem os impactos da implementação ocorreu na prática a implementação do novo ensino médio a luz da nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O evento acontece na modalidade online no dia 6 de agosto, com transmissão pelo canal Especializações CEAD/UFPI, no YouTube. A inscrição são gratuitas, e poderão ser feitas até o dia 5 de agosto, através do endereço eletrônico: www.cead.ufpi.br/.
Iniciado em 2022, o novo Ensino Médio propõe uma aprendizagem por áreas de conhecimento, colocando o estudante como central no processo de aprendizagem, permitindo ao jovem, inclusive, optar por uma formação técnica e profissionalizante. o currículo escolar, passa a ser organizado por áreas de conhecimento, e não por disciplinas como ocorria antes.
O evento é uma atividade de extensão do curso de especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho ofertada pelo CEAD/UPFI. Para o professor Dayvide Magalhães, coordenador e professor de Filosofia do CEAD/UFPI o evento é uma oportunidade dos alunos debaterem com quem vive na prática essa nova realidade educacional. “ Essa especialização é dividida em dois eixos, ciências humanas e sociais aplicadas, e depois o eixo do mundo do trabalho. Em agosto concluímos o primeiro eixo, e os alunos viram toda uma discussão teórica no decorrer das oito disciplinas. Então a nossa preocupação com esse evento é trazer a parte prática, trazer para debater, não só os alunos da especialização, mas abrir espaço para a comunidade como um todo, por ser um evento de extensão, mas sobretudo os profissionais da educação, da gestão escolar, orientação educacional, discentes, para debater como ocorreu na prática a implementação do novo ensino médio a luz da nova BNCC”.
O evento contará com a participação do professor Luís Fernando, diretor do Instituto Federal do Piauí – Parnaíba, que trará o enfoque da gestão de como se deu o processo de implementação no novo ensino médio na rede pública no primeiro semestre de 2022. Também contará com a contribuição de uma orientadora pedagógica da fundação Bradesco, compartilhará a experiencia da implementação em uma escola filantrópica. Da rede privada de ensino, o evento contará com a presença de uma professora da área especifica de teorias sociológicas e filosóficas, para debater o impacto em sala de aula, e de um diretor pedagógico para compartilhar uma visão de como foi a implementação na gestão escolar, como adoção de novos livros didáticos, a receptividade dos alunos e os problemas identificados. Tudo isso tendo por foco as disciplinas da área de humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Para o professor, “o impacto social do debate em si é múltiplo, por que primeiro, na perspectiva da academia ele estabelece um espaço para discussão e análise de conjuntura de como as coisas aconteceram, quais foram as principais fragilidades, o que a gente pode fazer enquanto alguém que está recebendo esse processo de formação, para tentar sanar qualquer impacto negativo ou não esperado. Em segundo lugar, como comunidade, a refletir, a compreender melhor como essas transformações estão acontecendo e como na prática essas transformações estão sendo cristalizadas. Sobretudo um momento de debate, discussão, análise e compreensão.

Link da inscrição