Página inicial > Últimas Notícias > II Ciclo de Palestras de Geografia inicia nesta sexta-feira (31)

Curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI) participa da Mostra das Profissões 2019 da Prefeitura de Teresina

• Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 13h34
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 13h37

Fig 1

O Curso de Ciências Biológicas, do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) participou com um estande da Mostra das Profissões 2019, realizada pela Secretaria Municipal da Juventude de Teresina (SEMJUV) no dia 04 de outubro (tarde e noite), no espaço Rosa dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. O curso representou o CEAD e a Biologia no evento.

Fig 2

Fig 3

Estiveram presentes os professores coordenadores Cledinaldo Borges Leal, Eliesé Idalino Rodrigues e Leomá Albuquerque Matos, uma tutora, do polo de Canto do Buriti, Katharine Chaves Neves Dias, e um aluno do polo de Buriti dos Lopes, Antônio de Pádua Ribeiro Filho. O estande contou com a exposição de banners com as áreas de atuação do profissional da Biologia, fotos de momentos vivenciados no curso no ensino, na pesquisa e na extensão e o fluxograma estrutural do curso, contendo a distribuição de disciplinas. Além disso, foram mostradas microalgas do fitoplâncton marinho no microscópio, fósseis reais coletados em aula de campo do curso na Chapada do Araripe (Pernambuco), modelos (em cera) de duas células, animal e vegetal e exposição de fotos especiais de organismos vivos (coletadas na internet).

Fig 4Itens apresentados pelo curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI) no estande

Fig 5Estande do curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI) sendo visitado

Os coordenadores, tutora e aluno participantes relataram que é uma honra mais uma vez participar do evento anual, pelo terceiro ano consecutivo, sempre mostrando as vantagens e a importância do profissional da área da Biologia. Destacaram ainda que o estande foi bastante visitado e esperam sempre ser convidados para participar do evento, que é uma vitrine para essa área profissional e para expor o trabalho que vem sendo desenvolvido no curso, com muito carinho e visando sempre a formação de um profissional à altura, além de contribuir para quebrar o preconceito da sociedade para com os cursos a distância.

Fig 6Expositores no estande do curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI):Prof. Leomá Matos, aluno Antônio de Pádua, tutora Katharine Dias, Prof. Eliesé Rodrigues e Prof. Cledinaldo Leal

O CEAD obteve recentemente nota 4,21 (Conceito 4) no MEC e há cursos inclusive com Conceito 5 (nota máxima), como o caso de Ciências da Natureza. Recentemente também foi publicada uma pesquisa comparativa que equipara as notas no ENADE de alunos do presencial e de cursos a distância. Portanto, a sociedade precisa rever seus conceitos diante das evidências mostradas nas diversas ferramentas de pesquisa.