Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI abre inscrições para vagas remanescentes  
Início do conteúdo da página

Cidadão: CEAD/UFPI realiza palestra sobre Lei de Acesso à Informação

  • Publicado: Quinta, 20 de Março de 2025, 20h18
  • Última atualização em Quinta, 10 de Abril de 2025, 10h18

Feed SemiFeed SeminC3A1rio Nacional de FormaC3A7C3A3o de Educadores 1nC3A1rio Nacional de FormaC3A7C3A3o de Educadores

Bate papo foi ministrado para servidores da UFPI e reforçou a importância da disponibilização de informações à comunidade acadêmica e externa

Na última quarta-feira (19), o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou a palestra “A importância da Lei de Acesso à Informação (LAI) para boa imagem da UFPI”, ministrada pelo diretor da Rádio Universitária, Prof. Dr. Sílvio Henrique Barbosa, para servidores e funcionários da UFPI. A conferência tratou sobre a nova lei que regulamenta o direito de acesso às informações.

Todos os órgãos públicos são obrigados a fornecerem informações sobre o cidadão, inclusive a UFPI. O Prof. Sílvio ressalta a relevância da lei para os servidores da Universidade por oferecer transparência e o conhecimento sobre o dispositivo. “A Universidade é uma das entidades que fornecem e que cumprem o que é prescrito pela LAI. Então, todos os servidores e funcionários da UFPI têm que ter essa noção da importância de dar a resposta que seja clara, correta e dentro das nossas possibilidades para o cidadão que faz questionamento à Universidade”, explica Sílvio.

Na palestra também foi contextualizado sobre o sistema Fala.BR, a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, criada pela Controladoria Geral da União (CGU), que permite que, qualquer pessoa, física ou jurídica possa solicitar acesso às informações dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Pelo sistema é possível enviar diversos pedidos, desde perguntas simples até solicitações complexas.

LAI

A Lei de Acesso à Informação (LAI) é uma norma que regulamenta o direito do cidadão à informação pública. Além disso, a LAI é um instrumento que permite a solicitação  de informações sobre si que estejam em posse do governo, inclusive para corrigi-las, se necessário. Anos depois, foram criadas as ouvidorias, e mais recentemente, a LAI definiu os critérios pelos quais todos os órgãos públicos devem disponibilizar informações solicitadas pelos cidadãos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página