Página inicial > Últimas Notícias > V Seminários Integrados da UFPI (SiUFPI) homenageia a diretora do CEAD

Celebrando a inclusão: PREMAUT comemora 5 anos de atuação com palestras temáticas

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h53
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h56

Profa Lívia Premaut

Iniciado em 2018, o projeto de extensão celebra 5 anos de colaboração para uma realidade mais inclusiva no Piauí

Nos dias 16 e 17 de novembro, o Projeto de Extensão de Atividades Motoras para Pessoas com Autismo (PREMAUT) celebrou cinco anos de atuação por meio da promoção de simpósios centrados em abordagens inclusivas e adaptadas para pessoas com transtorno do espectro autista e com deficiência no auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI).

O projeto de extensão, focado na prática de atividades físicas, motoras e esportivas para pessoas com autismo, o PREMAUT é um programa voltado especialmente para o desenvolvimento de crianças e jovens com deficiência. “Nós iniciamos nossas atividades lá em 2018, ainda no setor de esportes. Desde então, temos avançado, estudado e nos aperfeiçoado através de uma equipe formada de estudantes, especialmente das áreas de Educação Física e Pedagogia, mas também contando com estudantes do curso de Jornalismo para auxiliar nas mídias do projeto”, explica a Profª Mara Jordana, coordenadora do PREMAUT.

A coordenadora ainda reforça o compromisso que o projeto tem com as famílias pertencentes à comunidade. “Nosso trabalho é focado na qualidade de vida, na autonomia funcional e na melhoria da autonomia de crianças e jovens. Ficamos muito felizes quando os alunos, os graduandos e os profissionais abraçam a nossa ideia, a nossa causa”, conclui a professora.

Vice reitor Viriato

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, marcou presença no evento, discursando em sua abertura

O vice-reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo, marcou presença na abertura do evento, pontuando a importância de se manter a conexão entre a Universidade e a comunidade. "A Universidade deve manter sintonia constante com a sociedade, estabelecendo um processo dinâmico de interação", diz o vice-reitor. "O PREMAUT desempenha um papel indispensável nesse contexto, com resultados evidentes na qualidade da interação entre a comunidade e a Universidade”, termina o gestor.

A diretora do CEAD/UFPI, Profª. Lívia Nery, reiterou o comprometimento com a inclusão, celebrando a parceria do Centro com o projeto. “Desde 1988, com a Constituição Federal, a legislação diz que as pessoas com deficiência têm direito a este espaço de inclusão”, diz a gestora do Centro. A professora ainda frisa que, para uma realidade mais inclusiva, são necessárias iniciativas como a realizada pelo PREMAUT. “A lei é letra, a ação é humana e a Universidade Federal do Piauí são as pessoas”, finaliza a professora.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso, que também esteve presente durante a abertura do evento, destacou a importância do projeto para a sociedade local, como forma de trazer visibilidade à causa das pessoas com deficiência. “Como pessoas com deficiência, buscamos ser protagonistas de nossa própria história e ter nosso espaço próprio assegurado”, pontua Cardoso.

A Profª Mara Jordana também anunciou a iniciativa, em conjunto com o CEAD/UFPI, de oferecer uma pós-graduação em Educação Física Inclusiva e Paradesporto, marcando uma conquista pioneira no cenário educacional do Piauí. “Estamos na fase final do projeto para a publicação do edital e temos o objetivo de alcançar diversos municípios do Piauí, proporcionando conhecimento de qualidade a essas pessoas” finaliza a professora.

Durante o evento, também foi realizado o lançamento oficial do livro “Vivências e Experiências de Projeto de Extensão: atividades motoras para pessoas com autismo”, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).