Página inicial > Últimas Notícias > Professor Isidro Fortaleza participa do encontro de Pesquisadores Autobiográficos em Paris

CEAD/UFPI realiza 1º curso para operação de Drones na UFPI

• Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 09h39
  • Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 10h55

ParticipantesColaboradores e servidores do Centro tiveram aulas teóricas e práticas sobre autorização e procedimentos

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou, entre os dias 27/02 e 07/03, um curso de operação de drones. Participaram das atividades colaboradores e servidores do Centro. O curso contou com aulas teóricas que ocorreram nas salas de aula do Anexo I e com aulas práticas sobre manuseio do veículo aéreo não tripulado (VANT) que ocorreram em pontos estratégicos do Campus.

Controlado remotamente, um drone pode ser usado para várias finalidades, como captura de imagens aéreas, entrega de pacotes, monitoramento de áreas remotas, inspeção de infraestrutura, entre outras. De acordo com a diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, o objetivo do curso foi proporcionar um primeiro contato com esse tipo de veículo e abrir a possibilidade de expansão do treinamento para outros campi no intuito de que os participantes sejam multiplicadores do conhecimento. “Nosso primeiro curso de formação para o uso e controle dessas aeronaves tem o objetivo de formar pessoas de forma que também essas possam ser multiplicadores juntos a suas unidades. Os drones estarão disponíveis para uso da Universidade de modo geral, em especial para a área de Energias Renováveis. Para além disso, já temos algumas propostas de descentralizar o treinamento para os campi fora da sede de forma que se expanda o conhecimento dessa tecnologia que logo deve fazer parte do cotidiano das grandes instituições”, celebrou Lívia.

Drone em voo

Para o instrutor do curso, o técnico de multimídia do setor de Comunicação da UFPI, Manoel Filho, ao disponibilizar as aulas com o objetivo de reforçar os parâmetros de segurança, o Centro dá um passo importante. Manoel pontua a possibilidade de novas etapas cujo foco é o registro de imagens aéreas. “Primeiramente, passamos uma informação mais técnica que foca na aprendizagem dos parâmetros necessários para a subida de uma aeronave. Nisso não se pode abrir mão do tema principal que é a segurança, pontuando a questão das autorizações que precisam ser solicitadas antes de se iniciar os procedimentos de voo. Esse curso é o primeiro de uma série, já temos ideias para o próximo curso sobre fotografia e imagens aéreas com drones. E, como requisito, o aluno precisa ter feito o primeiro curso. Dessa forma, estes já estão prontos para voar”, explicou.

Uma das cursistas, a colaboradora e apoio do Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis, Clarice Maria, afirmou ter sido uma oportunidade única de conhecimento sobre manuseio, possibilidades e protocolos de segurança envolvidos em todo o processo de decolagem de um VANT. “Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse equipamento que vem ganhando destaque no mundo todo, proporcionando-nos novas possibilidades. Sendo uma das poucas mulheres do curso, sinto-me honrada em fazer parte da primeira turma do curso de operadores de drones oferecido pelo CEAD/UFPI. Espero que minha participação possa servir de motivação às mulheres que gostam dessa tecnologia e que estimule assim muitas outras a participarem de cursos como este. Aguardo ansiosamente por outras oportunidades que possibilitem a capacitação de novos alunos, principalmente da comunidade acadêmica”, finalizou Clarice.

Foto feita com drone

Ao todo, 34 participantes concluíram o curso com direito a um certificado de 30h.