Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Amor em Ação arrecada roupas e alimentos para famílias carentes de Teresina

CEAD/UFPI participa de reunião técnica com Ministério da Educação

• Publicado: Sábado, 27 de Agosto de 2022, 19h44
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h39

WhatsApp Image 2022-08-27 at 15.35.11.jpegEncontro com dirigentes e coordenadores de IFES abordou políticas de formação continuada para educação especial.

Entre os dias 23 e 25 de agosto, a diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Dra. Lívia Nery da Silva, representou a instituição na Reunião Técnica de Dirigentes de Educação Especial dos Estados e DF e no Encontro de Coordenadores das IFES para discutir sobre as políticas de formação continuada de professores que atendem a educação especial. O encontro aconteceu em Brasília/DF e foi organizado pela Secretaria de Modalidade Especializadas (SEMESP) do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a diretora Dra. Lívia Nery, no encontro discutiu-se a respeito das diferenças que demandam atenção especial e inclusão. A participação das instituições oportunizou o fortalecimento das práticas pedagógicas em exercício e fomentou novas propostas que beneficiam a comunidade acadêmica e o corpo docente. “Foram três dias de formação com apresentação de pesquisas e lançamentos de programas de formação online em que a Universidade Federal do Piauí é uma das líderes dessa ação, capitaneada pelo Cead. Tivemos palestras com consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), das secretarias de educação básica e servidores do MEC que informaram dados da educação especial, como a quantidade de alunos, demandas de atendimento especial e quantidade de formadores que necessitam de formação continuada. A partir desses dados são pensadas as políticas de formação para o ano seguinte”, pontuou a diretora.

Ao final do encontro, ficou definido que a rede das Instituições de Ensino Superior (IES) irá passar a ofertar cursos de especialização com o objetivo de reforçar programas e ações voltadas ao ensino especial, além de marcar o retorno da UFPI como instituição ofertante e formadora da rede. “O principal ponto que podemos resumir desta reunião foi a importância da universidade de se inserir no contexto de formação continuada com agentes que trabalham na educação especializada e inclusiva. Então, reforçamos essa parceria forte com a SEMESP. Ou seja, vamos ofertar cursos de formação de professores que atendem às escolas que precisam desse profissional especializado. Agora, não somente como cursos de aperfeiçoamento, mas como curso de especialização dentro das instituições ofertantes”, finalizou Lívia Nery, diretora do CEAD/UFPI.