Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI e SEDUC anunciam Fórum de Educação Especial e edital de pós-graduação
Início do conteúdo da página

CEAD/UFPI lança livro “Pesquisar e Escrever" produzido com TCCs de alunos     

  • Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 08h51
  • Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 08h51

                                                                   IMG 0529                        A responsável pela organização foi a professora Dra. Georgina Quaresma Lustosa

Nesta quinta-feira (01/06), o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou o lançamento do livro “Pesquisar e Escrever: Processo Transgressor de Desafios e Descobertas”, organizado pela professora do CEAD/UFPI, Dra. Georgina Quaresma Lustosa, e produzido por alunos do curso de Letras inglês do Centro. O evento de lançamento, que aconteceu na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), em Teresina, contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, da organizadora Georgina Quaresma, dentre outras autoridades.

O livro “Pesquisar e Escrever" foi construído como coletânea de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) de alunos do curso de letras inglês do CEAD/UFPI. De acordo com a organizadora do livro, Dra. Georgina Quaresma, a produção foi fruto de um grande desafio dos formandos. "Para os nossos formandos foi um parto difícil pesquisar e produzir seus TCCs e transformá-los em artigo, porque um artigo é um texto mais elaborado, mais resumido. Então eles, com certeza, tiveram muita dificuldade para fazer isso. Colocar os textos dos nossos alunos em um livro publicado pela Universidade é de grande importância para eles, que são alunos do sertão do Piauí, de polos bem distantes de Teresina. [...] É muito importante também incentivá-los a escrever outras coisas, como poesia", disse a organizadora.

IMG 0543

Durante o lançamento do livro, esteve presente também a Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery que, segundo a Dra. Georgina, foi quem fez a sugestão da capa com a foto de um ipê-amarelo, cujo florescimento acontece no período chuvoso na região piauiense.

O lançamento aconteceu durante a 5ª Cultural, atividade realizada semanalmente na Adufpi e contou com a presença de alunos, professores, gestores e alguns autores da produção. Para o encerramento, os presentes prestigiaram a apresentação da cantora Monise Borges.

IMG 0534

Confira os temas e autores do Livro "Pesquisar e Escrever":

CAPÍTULO – I: Visão de professores egressos e acadêmicos sobre a formação de professores do ensino a distância em um município do estado do Piauí - Aderson Leite Rodrigues e Catarina de Bortoli Munhae dos Santos

CAPÍTULO – II: Os desafios dos professores diante das novas tecnologias -  Ana Célia dos Santos Costa e Catarina de Bortoli Munhae dos Santos

CAPÍTULO – III: THE HANDMAID’S TALE e THE TESTAMENTS: o reflexo de uma sociedade totalitária - Cátia Cristina de Rocha Lima e Edmilsa Santana de Araújo

CAPÍTULO – IV: O uso da música nas aulas de Língua Inglesa: estudo realizado no 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do sertão piauiense - Jéssica Nathalia da Silva Castro Moura e Vanessa Gadelha Saraiva Miranda de Souza

CAPÍTULO – V: O desenvolvimento da escrita em língua inglesa: Projeto Pen Letter nas turmas do 9º ano em escolas das redes municipal e privada em um município do estado do Piauí - João Paulo de Andrade e Maria Alzenira Melo Plácido

CAPÍTULO – VI: A importância da oralidade na língua inglesa: pesquisa realizada no 8º e no 9º anos do Ensino Fundamental em uma unidade escolar de um município do estado do Piauí - Maria Elimar dos Santos Rodrigues e Maria Alzenira Melo Plácido

CAPÍTULO – VII: O machismo presente na obra de William Shakespeare: “A Megera Domada” - Maria Jodyléia Lopes Monteiro e Georgina Quaresma Lustosa

CAPÍTULO – VIII: Motivação no ensino da língua inglesa: pesquisa realizada no 6º ano do Ensino Fundamental numa unidade escolar no interior do estado do Piauí - Nara Maria Alves da Silva e Josélia Maria da Silva Farias

CAPÍTULO – IX: Habilidades da língua inglesa para o Enem - Silvânia Maria dos Santos e João Filho Marques de Sousa

CAPÍTULO – X: A importância do lúdico no ensino da língua inglesa: um estudo na turma do 6º ano do Ensino Fundamental em uma unidade escolar do sertão piauiense - Wesley da Conceição Araújo e Maria Alzenira Melo Plácido

registrado em:
Fim do conteúdo da página