Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI realiza o II Seminário de Comunicação Híbrida nos dias 24 e 25 de janeiro

CEAD realiza reunião de planejamento de congresso nacional e internacional na manhã dessa quinta-feira (7)

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 11h57
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 09h39

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí realizou, na manhã dessa quinta-feira (7), uma reunião de planejamento do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e do V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, a serem sediados ao final deste ano no Piauí. Com a conversa, foram discutidos pontos essenciais para a realização do evento, como data e tema.

1 Reunião ESUD

Da esquerda para a direita: Leomá Matos, coordenador do curso de Ciências da Natureza; Maria Goreth de Sousa, coordenadora de Tutoria do curso de Letras Português; Luciana Saraiva, Diretora Adjunta do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí; Juliana Castelo Branco, coordenadora  do Curso de Graduação Letras Português; Liana Cardoso, coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB / UFPI) e Gildásio Guedes, diretor do CEAD.

“Nosso encontro nessa manhã foi, basicamente, para dar seguimento ao início das organizações. Os principais pontos debatidos foram a definição dos nomes para os comitês, a previsão da data e a discussão sobre a temática do evento para, após isso, montar a programação”, destaca Liana Cardoso, coordenadora adjunta da UAB / UFPI.

No momento, a previsão é que o evento seja realizado entre os dias 11 e 14 de novembro. Além disso, a organização dos Congressos contará com uma Comissão Organizadora e sete comitês, sendo eles: o Comitê Financeiro e de Projetos; Comitê de Programação; Comitê de Logística; Comitê de Infraestrutura Tecnológica; Comitê de Comunicação; Comitê Cientifico e Comitê do Prêmio UniRede. Cada comitê terá um Coordenador e contará com pesquisadores das instituições.

No Congresso, as instituições públicas de ensino superior – universidades federais, estaduais e institutos federais – planejam tratar de estudos e pesquisas na modalidade a distância, incluindo o avanço crescente dessa modalidade de ensino.  Na reunião, a Universidade Estadual do Piauí esteve presente por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD / UESPI).

“O NEAD está participando da Comissão Organizadora do ESUD 2019. É uma vontade antiga do Piauí sediar esse evento, na medida em que a educação a distância do Estado tem um impacto grande com relação a educação superior, tanto no nível da graduação, quanto da pós-graduação. Além disso, sediar o evento também contribuirá para mostrar todas as práticas e o impacto da educação a  distância no Estado”, comenta Luciana Saraiva, diretora adjunta do NEAD / UESPI.

Em nível macro, o evento em suas ramificações, é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), com o intuito de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da educação a distância (EAD) não apenas no Estado, mas em território nacional.

“Essa foi mais uma reunião preparatória com o objetivo de operacionalizar o Congresso. Contamos com a parceria importante da UESPI e do Instituto Federal do Piauí, que vai possibilitar a melhor organização que o Piauí tem para oferecer como sede deste evento, que nos dignifica e propicia visibilidade ao nosso trabalho”, conclui Gildásio Guedes, Diretor do CEAD e Coordenador da UAB / UFPI.

Confira mais fotos:

2 Reunião ESUD