Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aviso de Edital de Coordenador de Curso e de Tutoria
Início do conteúdo da página

Azul: Novembro é mês de conscientização sobre saúde masculina

  • Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 08h54
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h33

WhatsApp Image 2022 11 04 at 09.53.28

CEAD/UFPI realiza ação com atividades e informações sobre o tema na próxima segunda-feira (28)

O penúltimo mês do ano traz a iniciativa internacional “Novembro Azul”, cuja origem é datada de 2003, na Austrália. Já no Brasil, a campanha foi comemorada pela primeira vez em 2008. O objetivo do Novembro Azul é sensibilizar e conscientizar a população em relação à importância da realização de exames preventivos contra o câncer de próstata. Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 65.840 novos casos poderão ser diagnosticados no país em cada ano do triênio 2020-2022 e, tragicamente, esse tipo de câncer corresponde a 29% do total de tumores no público masculino.

Ainda de acordo com INCA, cerca de 42 homens morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata no Brasil. Os desafios para cuidar da saúde do homem estão para além do preconceito, uma vez que as ações de orientação e desmistificação dos exames preventivos são contínuas. Assim, é importante reforçar: 

-Realizar o exame da próstata: Ainda há o preconceito e, por isso, muitos homens são diagnosticados quando a doença está em estado avançado, resultando em altas taxas de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem possibilidade alta de cura;

-Fazer check-up regular: Exames e consultas regulares são a melhor forma de prevenir doenças em geral, evitando a descoberta em fases avançadas. O urologista deve ser consultado em todas as faixas etárias;

-Cuidar da saúde mental: Muitos fatores podem causar desequilíbrio emocional e é importante compreender que o bem-estar mental é tão significativo quanto à saúde física. Sendo necessário tratamento.

Alguns sintomas são característicos e precisam ser levados em conta para acompanhamento médico:

-Dificuldade, dor ou ardor ao urinar;

-Frequente vontade de urinar;

-Sensação de bexiga cheia constantemente;

-Presença de sangue na urina;

-Dor ao ejacular e sêmen escurecido.

A fim de orientar e esclarecer dúvidas sobre a temática, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realiza algumas atividades na próxima segunda-feira (28). 

Confira a programação:

-Encenação: Consulta ao Urologista

-Roda de conversa com pessoas curadas do câncer de próstata e de mama

-Panfletagem de cartilha informativa na Praça Saraiva

Para mais informações, acesse a cartilha do INCA clicando aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página