Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI abre inscrições para vagas remanescentes  
Início do conteúdo da página

Artigo: Estratégia multiobjetivo desenvolvida por professor do CEAD/UFPI aprimora redes com sistemas de energia solar residencial

  • Publicado: Terça, 22 de Abril de 2025, 09h58
  • Última atualização em Terça, 22 de Abril de 2025, 09h58

Rafael Ferraz cead.ufpi e Renato Ferraz UFES

Publicação em revista internacional destaca avanços no planejamento de sistemas de distribuição residencial

O professor do curso Superior de Tecnologia de Energias Renováveis do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Rafael Ferraz, publicou o artigo “Abordagem de planejamento multiobjetivo para sistemas de distribuição considerando recursos energéticos distribuídos estocásticos de propriedade do consumidor” (título traduzido)* na revista científica IEEE Access. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com os pesquisadores Renato Ferraz e Augusto Rueda-Medina, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e o pesquisador Vânio Júnior, do Departamento de Engenharia e Computação da  Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

De acordo com Ferraz, o artigo apresenta uma estratégia de planejamento que considera simultaneamente a reconfiguração dinâmica de redes, a alocação de capacitores e o ajuste dinâmico de transformadores com comutação sob carga (OLTC), levando em conta a incerteza associada à instalação de recursos energéticos distribuídos (DERs) por consumidores finais.

"A principal inovação do estudo está em considerar as incertezas da geração distribuída fotovoltaica instalada por consumidores, algo sobre qual o operador do sistema não tem controle direto. Propusemos uma abordagem que melhora significativamente o desempenho da rede elétrica mesmo diante dessa imprevisibilidade," destaca o professor Rafael Ferraz, do CEAD/UFPI.

O principal diferencial do estudo é propor uma metodologia capaz de melhorar o perfil de tensão e reduzir os custos com perda de energia, mesmo diante da imprevisibilidade na quantidade, tamanho e localização desses DERs. Utilizando métodos avançados de otimização e análise estocástica, a abordagem desenvolvida mostrou ser eficaz na redução de 72,41% do índice de consistência de tensão (VCI) e 68,56% dos custos com perdas de potência ativa em comparação com o sistema original.

"Ao integrar reconfiguração dinâmica da rede, alocação de capacitores e ajuste automático de transformadores, conseguimos propor uma solução mais completa e realista para os desafios das redes modernas, especialmente diante da crescente presença da geração distribuída”, finaliza Rafael Ferraz.

O trabalho contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e utilizou como estudo de caso o sistema teste de 69 barras, amplamente reconhecido na área. Os autores esperam que a abordagem proposta contribua para o desenvolvimento de redes elétricas mais inteligentes e sustentáveis e economicamente viáveis diante do avanço da geração distribuída no Brasil.

Sobre a Revista

A revista científica IEEE Access do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers) faz parte de uma organização sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos e é reconhecida como a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. 

Título original do artigo: “Multi-Objective Approach for Distribution System Planning Considering Stochastic Customer-owned Distributed Energy Resources”

registrado em:
Fim do conteúdo da página