Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI realiza 1º Seminário de Avaliação dos Cursos de Especialização

Amanhã, 16/09, tem Live do Mestrado Profissional em Filosofia

• Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 11h38
  • Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 11h38

WhatsApp Image 2021-09-15 at 10.06.41.jpeg

Como ingressar no Mestrado Profissional em Filosofia da UFPI? Essa questão e muitas outras serão respondidas na Live do Prof-Filo, evento que acontece na nesta quinta-feira, 16, a partir das 19:30, com o objetivo de informar aos estudantes e à comunidade em geral sobre esse programa de pós-graduação da UFPI, que se encontra com as inscrições abertas até dia 27 deste mês. Na Live do Prof-Filo vão participar professores envolvidos com esse projeto tanto na UFPI como em nível nacional. Os doutores Luizir de Oliveira, Deyvison Lima e Lucas Villa serão entrevistados em um bate papo com a atual coordenadora do Programa, Profa. Dra. Maria Cristina Sparano. A Live é aberta a todas as pessoas interessadas em estudar nesse Programa e para aquelas que queiram apenas conhecer o Prof-Filo. Você é nosso convidado especial, podendo interagir para esclarecer possíveis dúvidas. Desde as exigências do edital, linhas de pesquisa, público alvo até as minúcias do projeto que os candidatos devem fazer para concorrer. As inscrições para o Mestrado profissional em Filosofia estão abertas a professores de filosofia e a formandos de filosofia que pretendem se engajar no ensino de filosofia. Esse mestrado oferece, em geral, 25% de bolsas para mestrandos que sejam professores da rede pública.
O que é o Prof-Filo ? O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”. O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.

Entre na Live: https://www.youtube.com/channel/UCWyASMebXtS0hH-oUA9A9cQ/featured

Inscreva-se na seleção do mestrado Profissional em Filosofia: http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/

Participantes da Live do prof-Filo:

Maria Cristina de Távora Sparano, possui doutorado em Filosofia da Linguagem (PUC-RS) pós doutorado em Epistemologia (UNIGE - Suiça), é professora do Departamento de Filosofia/UFPI, coordenadora do PROF-FILO/UFPI e coordenadora do grupo de estudos Filosofia e Psicanálise do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof.

Deyvison Rodrigues Lima é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Filosofia e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Metafísica Moderna, Filosofia Política (Moderna e Contemporânea) e da relação entre Ensino e Filosofia. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Coordenador do Grupo de Pesquisa "Genealogia do Político: poder, violência e secularização" e do Projeto de Extensão "Observatório de Filosofia", na UFPI. Membro do GT Filosofia Política Contemporânea (ANPOF).

Lucas Nogueira do Rêgo Monteiro Villa Lages é doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Professor do Departamento de Ciências Jurídicas e do Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência nas áreas de Direito e Filosofia, trabalhando temas como abolicionismo penal, criminologia crítica, filosofia da pena, niilismo e desconstrução.

Luizir de Oliveira é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Professor Associado do Departamento de Filosofia, professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí do qual, atualmente, é coordenador. Atua na área de filosofia com projeto de pesquisa em Ética, Estética e Filosofia Social. Dedica-se à investigaçãotemática da confluência entre Ética e Estética, com ênfase nas interfaces entre a Filosofia e a Literatura.