Página inicial > Últimas Notícias > Tutor: CEAD/UFPI lança edital para Tutor de Licenciatura em Química

84% das IES atingem notas máximas na avaliação dos cursos

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h50
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 11h42

inep

Entre 2018 e 2022, o INEP avaliou aumento de notas 4 e 5, refletindo 17% de crescimento de Universidades Públicas com avaliação satisfatória

Na última terça-feira (02), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos) de 2022, que avaliou 1.998 instituições públicas e privadas de educação superior. Na pesquisa foi evidenciada a melhoria em quase 20% nos indicadores nota 4 e 5 em universidades públicas entre 2018 e 2022.

Na avaliação, 554 das instituições (27,7%) tiveram melhor desempenho, despontando nas faixas 4 e 5 do indicador. Já entre as instituições públicas federais, 94 das 111 avaliadas (84,6%) atingiram nota 4 ou 5.

Resultados

Os procedimentos de avaliação quanto ao resultado entre alunos da modalidade a distância e presencial têm parâmetros de qualidade próprios, uma vez que critérios de aferição dos indicadores são feitos em categorias diversas levando em conta as singularidades, como a grande diferença no número de alunos em cada. Estes indicadores não devem ser dissociados, mas lidos juntos, quais sejam:

• Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), composto principalmente pela nota do estudante numa prova de conhecimento de formação geral e específica ao final do curso;
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede a trajetória de aprendizado do estudante entre o início e o final do curso;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade de maior complexidade, que considera o desempenho do aluno e seu aprendizado ao longo do curso, a formação do corpo docente, a didática aplicada, a infraestrutura física e tecnológica, entre outros aspectos.
  • Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia cada instituição a partir da média ponderada das notas contínuas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos dos cursos de pós-graduação stricto sensu no período de três anos.

Em se tratando dos resultados referentes à educação a distância, fatores como a dinâmica das taxas de ingressantes e concluintes interferem diretamente em dados como o ENADE. Os cursos CEAD/UFPI têm oferta dependente de autorização da CAPES/UAB, com falta de regularidade nas matrículas e formaturas. Como exemplo, seis cursos realizando o Exame em 2017, dois em 2018, 12 em 2021 e três em 2022.

Desta forma, cabe salientar que a qualidade do ensino nos cursos de graduação da modalidade EAD deve ser analisada considerando, essencialmente, os indicativos do conceito ENADE somados aos do  IDD e aos do CPC.

Unidade

As modalidades (distância e presencial) devem ser avaliadas em seus contextos múltiplos e singulares. O comparativo de qualidade entre ambas torna-se ineficaz e pode criar conceitos deturpados ao nivelar processos com públicos, objetivos, segmentos e oportunidades diferentes. Assim, sabendo dos pontos a serem trazidos ao debate enquanto é realizada a avaliação do EAD, em termos de reconhecimento e validade, não há diferença entre o diploma de um curso de EAD e de um curso presencial, desde que a IES esteja credenciada ao MEC.

Nota 5 UFPI

Em 2023, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) alcançou, pela primeira vez, nota máxima 5 no recredenciamento institucional no Ministério da Educação (MEC). O resultado é referente aos índices no comparativo aos últimos 10 anos conforme o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Na última avaliação, em 2009, a Universidade recebeu nota 3.

Dados:

Site do Governo Federal