UFPI
Ajude a UFPI a manter a liderança no Desafio da Sustentabilidade do MEC
em 11/12/2014 - 8:0

O Ministério da Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, lançou no último dia (06), o Projeto Desafio da Sustentabilidade. O concurso deverá envolver as instituições federais de ensino através da análise de propostas inovadoras, nos temas: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?".

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) já estava engajada coma proposta mesmo antes da abertura do projeto, com membros do Laboratório de Eficiência Energética do Curso de Engenharia Elétrica empenhados em participar com êxito do desafio. Durante os dois primeiros dias, a UFPI permaneceu liderando o desafio, que premia a instituição ganhadora com investimento de 3 milhões de reais.

O Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa, coordenador do Laboratório de Eficiência Energética do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, menciona a importância da participação de todos neste desafio. "Acredito que será de enorme utilidade para a formação de consciência de sustentabilidade de todos, pois além de contribuir para o ambiente de desenvolvimento de ideias de uso responsável de energia elétrica e recursos hídricos, os participantes mais atuantes podem receber uma premiação individual de até R$5.000,00. Há ainda a liberação de verba para a instituição federal ganhadora na ordem de até R$3.000.000,00, destinada para a implantação de projetos em Eficiência Energética. Logo, é muito atrativo para nossa instituição. Nossos alunos da equipe de eficiência estão articulados nas redes sociais para desempenhar um bom papel representando nossa universidade. Seria bom contar com participação de todos da UFPI."

O desafio pode ser acessado pelo site: http://premioideiaportal.mec.gov.br. Qualquer pessoa pode concorrer, bastando, no momento do cadastro, escolher a instituição federal pela qual irá participar.

O procedimento de melhor pontuação para nossa instituição é selecionar a UFPI no canto inferior direito da tela no site do desafio, curtir as ideias que serão relacionadas e comentá-las. Também é possível pontuar lançando ideias nos dois temas do desafio, pois as pontuações dos dois temas são somados.

Assim, solicitamos o apoio de toda a comunidade acadêmica no sentido de divulgar este desafio e assim ajudar nossa instituição, curtindo e/ou fazendo comentários sobre as ideias de nossos alunos e servidores.

 

Fonte: site da UFPI


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI