Curso de Química
Curso de Química do Cead/UFPI é reconhecido pelo MEC
em 25/7/2013 - 12:17

O Curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead/UFPI) obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), conforme a Portaria nº 321, de 23 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União. 

O Curso de Química, na modalidade a distância oferta UAB1 é oferecido nos Polos de  Piracuruca, Castelo do Piauí, Floriano, Simplício Mendes e Uruçuí. O Curso na oferta UAB 2 é oferecido nos Polos de União, Luzilândia, Valença,  Pio IX, Bom Jesus, Redenção do Gurguéia e Oeiras. “Depois da autorização para a oferta, o Curso de Química foi avaliado pela Capes e agora foi reconhecido pelo MEC. Isso só vem a contribuir para o fortalecimento da nossa Educação a Distância no estado do Piauí”, destaca o Diretor do Cead/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes. 

Segundo o Prof. Gildásio Guedes, o Curso de Química foi um dos primeiros cursos a distância, oferecidos pela UFPI. “Nós tivemos dificuldades iniciais de implantação do Curso, como encontrar tutores a distância e presenciais, além de dificuldades de infraestrutura, com a montagem dos laboratórios nos polos”, ratifica o Prof. Gildásio Guedes.  

O Diretor do Cead/UFPI destacou ainda que os cursos da modalidade a distância foram avaliados e aprovados com a mesma nota dos cursos presenciais. "Isso confirma que a qualidade dos cursos a distância é equivalente à dos cursos presenciais”, declara.  

A Profª. Drª Rosa Lina da Silva foi Coordenadora do Curso de Química do Cead/UFPI, de 2008 até fevereiro de 2013. A professora informou que o Curso possui o mérito de ser o primeiro Curso da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) a ser avaliado e reconhecido pelo MEC.  "Isso é resultado de um projeto de adesão da UFPI, no sentido de ampliar a oferta do Curso de Química. Participei diretamente disso à frente da Coordenação do Curso. Atribuo o reconhecimento à parceria dos Coordenadores de Polo, professores e tutores que acreditaram e participaram do projeto de expansão do Curso de Química”, destaca a Profª. Drª Rosa Lina.

Profª. Drª. Rosa Lina da Silva, ex Coordenadora do Curso de Química do Cead/UFPI (2008 a fevereiro de 2013)

O Vice-diretor do Cead/UFPI, Prof. Dr. Milton Batista esteve à frente da Coordenação do Curso de Química de fevereiro de 2013 a julho de 2013. Para ele, o reconhecimento garante segurança aos alunos e credibilidade para o Curso de EaD, além de ir de encontro à institucionalização do Cead/UFPI, que aconteceu em março deste ano. 

“Isso mostra que nós trabalhamos em uma modalidade com qualidade equivalente aos cursos na modalidade presencial. Atribuo o reconhecimento ao esforço de todos os que participaram do processo e continuam participando, como os secretários e técnicos, professores conteúdistas, coordenadores de polo e de tutoria, com destaque à Professora Rosalina, que contribuiu muito para esse reconhecimento”, enfatiza o Professor. 

Para o atual Coordenador do Curso de Química, Prof. Dr. Davi da Silva, o credenciamento do Curso de Química representa um amparo legal ao aluno de Educação a Distância e a certeza ter diploma de um Curso e instituição reconhecida pelo MEC.

“Nós atribuímos esse reconhecimento junto ao MEC, ao esforço das pessoas envolvidas com o ensino a distância e que lutam a cada dia para que essa modalidade de ensino dê certo. A maioria dos egressos do Curso de Química estão empregados e adquiriram o conhecimento no curso para prestar concurso e processos seletivos”, destaca o Professor. 

O Prof. Davi da Silva atribui a avaliação positiva do Curso de Química ao nível de qualificação dos professores, coordenadores de disciplina e dos professores tutores do Curso de Química. Segundo ele, a maioria dos professores do curso tem doutorado ou mestrado.  

 

Atual Coordenador do Curso de Química, Prof. Dr. Davi da Silva; Diretor do Cead/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes e Vice- Diretor do Cead/UFPI e Ex- Coordenador do Curso de Química, Prof .Dr. Milton Batista

 

 

Fonte: Karine Santiago- Assessora de Comunicação do Cead/UFPI

Fotos: Karine Santiago e Arquivo Pessoal (Profª Rosalina Silva)

 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI