Defesa Online de TCC de aluna de Ciências Biológicas da UAPI
A primeira defesa online de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da UAPI/UFPI,
em 30/4/2012 - 17:22

A primeira defesa online de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da UAPI/UFPI, está marcada para a próxima sexta-feira, 04.05.2012, às 10h.

A acadêmica Maísa Rodrigues Macedo, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, do Polo de Apoio Presencial de Simões-PI, vai defender, através de webconferência (encontro virtual realizado pela internet), seu TCC, cujo título é “O alcoolismo precoce no contexto escolar: efeitos sobre o desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio",  resultado de uma pesquisa realizada envolvendo cem alunos, com idade entre 15 e 20 anos, do município piauiense de  Conceição do Canindé, localizada a 450 quilômetros de Teresina, inaugurando a Sala de Webconferência do polo.



Acadêmica Maísa Rodrigues Macedo, e  Ugo, apoio operacional do Polo de Simões

Já está tudo preparado para a apresentação transcorrer nas mais perfeitas condições. Todo o equipamento foi experimentado na manhã de hoje (30.04.2012),  através de uma pré-apresentação do trabalho. A tecnologia é mesmo uma grande aliada que favorece esta metodologia. O software SKYPE, programa direcionado para transmissão de vídeo em banda larga, possibilita perfeitamente a imagem, o áudio e, consequentemente,  a interação entre os sujeitos envolvidos, em tempo real.

Tanto a discente quanto a orientadora do TCC, Profª. Drª. Rita de Cássia Meneses Oliveira, estão otimistas com a novidade. Enquanto a aluna utilizará a Sala de Webconferência do Polo de Simões, a professora-orientadora e os convidados para compor a banca examinadora, Profª Drª Maria da Conceição Prado de Oliveira, e o Prof. MSc. Cledinaldo Borges Leal, estarão no auditório do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais, da UFPI, em Teresina.

A coordenação do curso de Ciências Biológicas em EaD é pioneira na iniciativa com esse evento que faz a utilização da webconferência como metodologia para apresentação de TCC, no âmbito da UAPI. “A escolha pelo método de webconferência foi devida à facilidade em reunir a banca e também em consolidar a modalidade de ensino, sendo assim uma ideia que resolve vários problemas de locomoção para estudantes e professores” afirma o Prof. Cledinaldo Leal,  Professor Assistente (Ecologia - Herpetologia) e Coordenador de Tutoria do curso.


Orientadora do TCC, Profª. Drª. Rita de Cássia Meneses Oliveira, com apoio operacional do CEAD

Na oportunidade, vão estar presentes alunos do Curso de Ciências Biológicas, Tutores, a Coordenação e a Equipe de Apoio Operacional do Polo de Simões e convidados.


Orientadora acadêmica, Profª. Drª. Rita de Cássia Meneses Oliveira testa o equipamento

 De acordo com o Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes, “é muito importante esta inovação coordenada pelo curso de Biologia, que vem de encontro aos interesses do CEAD e da modalidade de Educação a Distância. Os que fazem o curso estão de parabéns. Que esta experiência sirva de exemplo para os demais cursos”.

Para a coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Simões, Profª. Maria do Socorro, o momento é impar, ressaltando  a grande estrutura da Sala de webconferencia, bem como a importância da tecnologia no processo de aprendizagem.

CEAD/UFPI


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI