Administração Pública-EaD promove capacitação de tutores
A calculadora financeira HP-12C surgiu no Brasil no início dos anos 80 em formato físico, digamos assim. Com a evolução tecnológica, ela foi criada na forma vir
em 26/4/2012 - 15:33

\calc_hp_12c.jpg

Calculadora Financeira HP-12C

A turma de tutores que irá trabalhar com a disciplina “Matemática Financeira e Análise de Investimentos” no curso Bacharelado em Administração Pública participou, no último dia 20, no laboratório de informática do CEAD/UFPI, do curso de capacitação  utilizando o software Calculadora Financeira HP-12C, ministrado pelo coordenador acadêmico, prof. Francisco Tavares de Miranda Filho, com o apoio da profª. Keliny Martins de Melo Sousa, ministrante da disciplina, cujo objetivo geral foi inserir o instrumento HP-12C no currículo de ensino dos alunos do curso de Adminsitração Pública, com vista a facilitar a realização dos cálculos financeiros.

\tavares1.jpg

Prof. Francisco Tavares ministra a capacitação...

Na oportunidade, o prof. Francisco Tavares e os tutores Analina Medeiros de Carvalho, (polo de Picos e de Água Branca), e Igor da Silva Pinto (polo de Água Branca), comentaram sobre a importância da capacitação e do uso da calculadora HP- 12C, nas entrevistas abaixo.

Ao Prof. Francisco Tavares dirigimos os questionamentos abaixo, aos quais ele responde com prontidão:

\tavares3.jpg

... sobre a calculadora financeira HP-12C para os tutores de Aministração Pública da UAPI

1. O que é o software calculadora financeira HP-12C?

A calculadora financeira HP-12C surgiu no Brasil no início dos anos 80 em formato físico, digamos assim. Com a evolução tecnológica, ela foi criada na forma virtual, podendo-se baixar em computadores pessoais. Daí podermos falar em tal software. Apesar de seu preço ter diminuído consideravelmente sobretudo nos últimos dez anos, esse programa vem contribuindo para que a HP-12C se torne cada vez mais acessível aos seus usuários. Há aproximadamente 20 anos, quando comecei a ministrar cursos de matemática financeira com essa máquina, ela só existia no formato físico e era muito cara em relação ao preço de hoje. Isso dificultava a realização de um treinamento com ela. Com o surgimento desse software, tudo ficou mais fácil, razão por que hoje podemos propor uma capacitação dessa magnitude sem maiores problemas. Portanto, o software calculadora financeira HP-12C é a calculadora com todos os recursos, inclusive os de programação.

2. Considerando sua importância, em que situações cotidianas é possível fazermos uso do software calculadora financeira HP-12C?

Quem é que não precisa, hoje, conhecer pelo menos finanças pessoais? Aquele cidadão que puder portar um instrumento HP-12C no bolso ou no seu computador para, no momento de fazer um negócio, analisar quantitativa e criteriosamente se é vantagem ou não para ele, o instrumento adequado para auxiliar nessa importante tomada de decisão é a calculadora financeira HP-12C. Ela realiza, em poucos segundos, cálculos complicados e trabalhosos, como é, por exemplo, o cálculo da taxa interna de retorno de um projeto de investimento.
3. E no caso dos mercados financeiro e de capitais, como a calculadora financeira é utilizada?

Esses mercados são compostos de muitos produtos e serviços que se utilizam de cálculos financeiros. A calculadora HP-12C é uma espécie de um conjunto de programas internos que realizam cálculos financeiros atendendo à lógica dos fluxos de caixa, da sua pilha operacional e da sua memória financeira. Assim, trata-se de uma máquina que resolve todos os problemas que contemplam a matemática financeira e todas as propostas, em termos de negócios, desses mercados. Então, o que os cidadãos devem fazer?  Devem se adequar a essas tecnologias utilizadas por esses mercados, explorando seus recursos de cálculo, a fim de que possam avaliar melhor seus negócios, visando a uma melhor rentabilidade.

4. Os alunos da UAPI, com certeza, estão ansiosos para dominar o uso dessa ferramenta.

Quais são os desafios a superar quanto a esse software?

O professor Luiz Carlos Ewald, da FGV-RJ, quando solicitado por emissoras de televisão para comentários sobre Finanças, costuma dizer que o grande defeito dessa máquina é ela não vir com o dedo. “O dedo é seu”, acrescenta o notável professor. Então, nesse momento, nós estamos capacitando os tutores para o enfrentamento da disciplina “Matemática Financeira e Análise de Investimentos” a fim de que eles possam conhecer essa ferramenta de trabalho e repassar esses conhecimentos para os nossos alunos. Tudo isso que nós estamos comentando aqui faz parte do objetivo do nosso trabalho que é transmitir essa nova metodologia que eles, como estudantes, precisam utilizar e precisarão como cidadãos na vida cotidiana. Os tutores precisam adquirir habilidade quanto ao uso dessa ferramenta na realização de cálculos financeiros. Os alunos precisam estudar intensamente essa disciplina porque ela requer maiores cuidados. Sou professor das disciplinas de cálculo financeiro da UFPI, modalidade presencial, e vejo que, sem um acurado estudo, o resultado dos alunos não é bom. Afinal, ela trata do estudo do valor do dinheiro no tempo. É preciso que o aluno assimile hoje essas técnicas de cálculo para que, futuramente, passe a utilizá-las em sua vida pessoal, procurando não levar prejuízos em seus negócios. Vejo ansiedade nos alunos em manusear a HP-12C e prazer quando estão dominando o seu uso.

5. Os tutores foram convidados pela UAPI para essa capacitação, mas alguns não puderam comparecer. Qual é a importância da participação deles?

Quando apresentamos essa proposta de capacitação dos tutores ao diretor do CEAD, prof. Gildásio Guedes Fernandes, ele, rapidamente, decidiu pela realização do evento. A UFPI prima pela boa formação dos seus alunos e não tinha como ser diferente. Em um expediente informando a ele de que nem todos puderam comparecer, o mencionado diretor já emitiu parecer no sentido da capacitação dos tutores que faltaram a esse evento. O prof. Gildásio é matemático e, como tal, sabe da importância de um curso dessa natureza para os nossos tutores, sobretudo porque não é todo administrador que tem facilidade para trabalhar com cálculos financeiros. Reconhecendo essa dificuldade, foi que eu, a profª. Keliny e o prof. Tiago, coordenador de tutoria, tivemos a iniciativa de promover esse curso de capacitação, assim como foi feito com a disciplina “Estatística Aplicada à Administração”, anteriormente ministrada pela Profª. Keliny. A gente oferece esse tipo de trabalho aos tutores para melhor qualificar nossos alunos. Trata-se de um evento que a gente organiza com muito cuidado, muito esmero, mas nem todos participam. Garanto que serão cobrados pelos alunos. E o que é que a Universidade exige? Qualidade no processo de qualificação dos nossos alunos.

Entrevista aos tutores

\tavares2.jpg

Turma de professores tutores da UAPI, no Laboratório de Informática do CEAD/UFPI

1. De acordo com os estudos realizados hoje, que importância você vê na calculadora financeira HP-12C?

Analina Medeiros de Carvalho - É um importante instrumento que vai auxiliar o aluno na realização dos cálculos e na obtenção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, a praticar uma teoria que está ensinada no livro a ser utilizado.

\tavares6.jpg

Analina Medeiros de Carvalho, tutora do curso de Administração Pública-EaD, nos polos de Áuga Branca-PI e Picos-PI

Igor da Silva Pinto - A calculadora HP-12C é aplicada de forma direta nos problemas da matemática financeira. Então, é muito importante essa capacitação, para que haja uma melhoria no nosso conhecimento, a fim de que possamos repassar esse conhecimento com mais segurança para os nossos alunos.

Foto gentilmente cedida pelo tutor

\Igor.jpg

Igor da Silva Pinto, tutor do curso de Administração Pública-EaD, no polo de Áuga Branca-PI

2. Os conteúdos vistos no curso vão suprir as necessidades que você tem de trabalhar com os alunos da UAPI?

Analina - Com certeza. Com a metodologia inovadora que o professor Tavares trabalha, teremos a oportunidade de praticar a teoria no próprio software e, com isso, ajudará a dirimir as dúvidas dos nossos alunos e aprender novas técnicas de cálculo usando a calculadora financeira HP-12C.

Igor - Vai ajudar de forma direta, porque realmente está sendo uma capacitação operacional efetiva da máquina. Porque ela, por ser uma máquina voltada especificamente para cálculos financeiros, temos que ter um certo cuidado, e uma certa dose de conhecimento e aperfeiçoamento, pois são cálculos um pouco mais diferenciados dos cálculos normais matemáticos, uma vez que irão se referir a cálculos com o dinheiro. Essa capacitação é importantíssima para nos auxiliar no repasse de conteúdos junto aos nossos alunos.

3. O que você recomendaria para os tutores que não puderam estar presentes nessa capacitação?

Igor - O ideal é que procurem adquirir conhecimentos junto à coordenação do curso, porque ela está aberta para oferecer capacitação, o que irá impactar num aperfeiçoamento na gestão da disciplina.

\tavares4.jpg

Atentos, os professores tutores aprendem, na prática, a utilização da calculadora HP-12C

Texto e fotos: CEAD/UFPI

 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI