Cresce o número de discentes em busca do diploma na EAD.
A educação à distância (EAD) já responde por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010,
em 22/11/2011 - 10:51

 
\EAD.jpg
A educação à distância (EAD) já responde por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados na última segunda feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos em 2.377 instituições de ensino superior, que oferecem 29.507 cursos. A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).



 Pio IX: Projeto de extensão “Ô de Casa!”

Segundo dados do Censo, nos cursos presenciais estão matriculados cerca 3,9 milhões de alunos no bacharelado, 928 mil nas licenciaturas e 545 mil na modalidade tecnológica, de menor duração. Já na educação à distância, as matrículas de licenciatura são 426 mil, de bacharelado, 268 mil e nos tecnológicos, 235 mil discentes.


Buriti dos Lopes: aula presencial prática, no laboratório de Ciências Biológicas do Polo.

O destaque deste Censo é o crescimento do número de matriculados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, atendendo a atual política educacional do País.



Gilbués: Projeto “Juventude e Cidadania – Construindo o futuro”

Em 2006, após concorrer à Chamada Pública do Edital nº. 1, de 20 de dezembro de 2005, MEC/SEED, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em consórcio com o Governo Federal, Estadual, UESPI, CEFET-PI e Municípios locais, elaborou o Projeto de criação do Centro de Educação à Distância (CEAD/UFPI).



Inhuma: I Encontro Interdisciplinar de Educação a Distância.

"Começamos com o projeto piloto, com o curso de bacharelado em Administração, de caráter experimental. Primeiramente, foram ofertadas 500 vagas distribuídas em 08 pólos: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Esperantina, Piripirí e São Raimundo Nonato. Atualmente o CEAD oferece os seguintes cursos: Bacharelado Administração - Projeto Piloto, Bacharelado Administração, Sistemas de Informação, Licenciatura, Biologia, Filosofia, Física, Química, Matemática e Pedagogia. Em breve serão lançados novos cursos como o de Letras. Hoje são 8.000 mil estudantes matriculados na modalidade à distância pela UAB e em 2012 a previsão é de 9.000 discentes matriculados", disse o diretor geral do CEAD, Prof. Gildásio Guedes.



Simplício Mendes: Projeto Cultura e Cidadania de Quilombos

A UAB do Piauí possui uma metodologia de estudo que combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet, videoconferências e fóruns, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, e-ProInfo, com uma viabilidade de mudança para a plataforma Moodle. O e-proinfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância, baseado em tecnologia Web.



Monsenhor Gil: Oficina de leitura e escrita – atividade extracurricular



Simões: Oficina de leitura



São João do Piauí: Campeonato de Xadrez para crianças da comunidade.

"Inicialmente, no ano do projeto piloto, era investido em média 500 mil/ano. Atualmente, são cerca de seis milhões/ano em investimentos. Na modalidade presencial é gasto por aluno 12 mil reais. Na modalidade à distância são de R$1000,000 a R$1500,00 por aluno. Possuímos em nosso corpo docente 33 professores permanentes, a maioria possui mestrado, oito possuem doutorado e cinco estão fazendo doutorado, afirma Gildásio Guedes.



Formação de professoras/es tutoras/es para os cursos de aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça - GPPGER.



Oeiras: Palestra para toda a comunidade EAD.

Segundo o diretor da CEAD, a Universidade Aberta do Piauí tem como objetivos oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense, em seu respectivo domicílio, criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região, além de administrar as atividades técnicas administrativas junto às devidas coordenações responsáveis pelo funcionamento da universidade.


Pólos da UAPI.

Cursos de graduação e pós graduação.

Censo da educação Superior 2010
Fonte: Sítio da UFPI.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI