Colaboradores do CEAD participam do colóquio da AFIRSE-UFPI
Foi realizado esta semana na Universidade Federal do Piauí – Centro de Ciências da Educação o VI Colóquio Nacional da AFIRSE com o tema “Pesquisa em educação: m
em 10/11/2011 - 17:3

Foi realizado esta semana na Universidade Federal do Piauí – Centro de Ciências da Educação o VI Colóquio Nacional da AFIRSE com o tema “Pesquisa em educação: múltiplos referenciais e suas práticas”. A AFIRSE - Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira, foi criada em 29 de setembro de 1997, por aprovação unânime de seus associados reunidos no Salão Nobre do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Assembleia Geral constituída para esse fim.


Prof. Ma. Cleidinalva Oliveira, Prof. Dr. Gildásio Guedes, Prof. Doutoranda Lívia Fernanda Nery, Prof. Ma. Leonardo Ramon.

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) teve participação no evento, com organização de Ateliês e apresentação de trabalhos. No dia 09 de novembro de 2011, pela manhã a Colaboradora Prof. Ma.Cleidinalva Oliveira, esteve coordenando o GT Ensino a Distância, e apresentando os trabalhos intitulados: Reflexões da avaliação de interface dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem em cursos na modalidade de Educação a Distância e, Educação a Distância: narrativas nos ambientes virtuais como meio de reflexão do ser docente. No turno da tarde o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, coordenou o mesmo GT e apresentou o trabalho, Dez Heurísticas para maximizar a usabilidade da interface de ambientes virtuais de aprendizagem na modalidade de Ensino a Distância, ainda teve a participação da Professora doutoranda Lívia Fernanda Nery apresentando o  trabalho Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância: Ensino, Pesquisa e Prática em autoria com a professoras Dr. Vera Lúcia Costa Oliveira e o Prof. Dr. Gildásio Guedes.


Prof. Ma. Leonardo Ramon  apresentando o laptop do programa Um Computador por Aluno (UCA).

Na oportunidade o Diretor do CEAD Prof. Dr. Gildásio Guedes fez uma breve apresentação e aplicação do seu cheklist na interface do ambiente virtual do Um Computador por Aluno (UCA), convidando o prof. Me. Leonardo Ramon para realizar uma demonstração com o laptop do programa.


Prof. Doutoranda Lívia Fernanda Nery apresentando trabalho.

De acordo com o Diretor do CEAD “As apresentações foram de suma importância para os presentes, pois discutiram a modalidade Ensino a Distância em suas várias perspectivas, desde avaliação de interfaces, práticas de estágio, reflexões sobre professor na modalidade, e a experiências de cursos como a profissionalização de profissionais de segurança publica na modalidade. As discursões deram-se em torno do exposto e foi bastante produtiva para os expositores e para participantes do ateliê.

A apresentação de ateliês como estes relacionado a educação a distancia são de suma importância para maior difusão da pesquisa, pois através de debates e apresentações de pesquisas pelos professores expositores pode-se verificar o processo de propagação das práticas na modalidade. O eventou contou ainda com a participação de professores do CEAD apresentando trabalhos em outros temas como a Prof. Dr. Georgina Quaresma Lustosa.

Veja lista de resumo dos anais do evento


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI