CEAD participa de evento em Macaé - Rio de Janeiro
O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) participou, dias 02 e 03 deste mês(setembro/2011), em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, doI Encontro deG
em 13/9/2011 - 12:38

CEAD/UFPI PARTICIPA DO I ENCONTRO DE GESTÃO DE POLOS E DE CURSOS A DISTÂNCIA E RECURSOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) participou, dias 02 e 03 deste mês(setembro/2011), em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, do I Encontro deGestão de Polos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática, que contou com a presença de Professores das Universidades conveniadas ao Sistema UAB, Coordenadores de Polo e tutores de diversas regiões do Brasil, bem como professores das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro.

O evento aconteceu no prédio da Fundação Cultural da Prefeitura de Macaé. Na ocasião, o CEAD foi representado pelo seu diretor, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e pela coordenadora do Polo de Apoio Presencial Antônio de Moura Fé, localizado no município de Simplício Mendes-PI, Profª. Esp. Naira Lopes Moura.A programação do evento foi bem diversificada, contando com várias atividades científicas.

Os representantes do CEAD foram convidados para participar de mesas redonda, contribuindo assim para o debate sobre as temáticas Educação a Distância e ensino de matemática. O Prof. Gildásio Guedes, juntamente com o Prof. Valdeni Folia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), contribuiu como debatedor na mesa Gestão de Cursos a Distância, tendo como moderador o Prof. Carlos Eduardo Mathias Motta, daUniversidade Federal Fluminense (UFF). Na avaliação do Direto do CEAD, esta foi uma excelente oportunidade para mostramos o desenvolvimento de nossas atividades nos cursos da modalidade EaD no estado do Piauí, bem como, apresentar dados empíricos de pesquisas desenvolvidas sobre a atuação do tutor no CEAD.

/rio.1.jpg
Celso Costa, Ex Diretor da UAB - CAPES, Naira Lopes Moura, Coordenadora do Polo de Apoio Presencial no município de Simplício Mendes-PI, e, Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI.

A coordenadora Naira Moura deu sua contribuição nos debates da mesa Gestão de Pólos de Apoio Presencialem Cursos a Distância. O moderador desta atividade foi o Prof. Agnaldo Esquincalha, da UFF, sendo os demais debatedores a Profª. Cristina Maria de Oliveira Melo, coordenadora do Polo de Macaé-RJ, e o Prof. JoacirCarvalho Leite, coordenador do Polo de Cubatão-SP.Ela avalia que “o evento foi uma excelente oportunidade de relatarmos as atividades que estamos desenvolvendo nos polos, bem como as dificuldades do nosso dia-a-dia e as superações”.

/rio.2.jpg
Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI,Celso Costa, Ex Diretor da UAB - CAPES, e, Naira Lopes Moura, Coordenadora do Polo de Simplício Mendes-PI,com participantes do evento de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na oportunidade, dia 03, o diretor Gildásio Guedes realizou a palestra “Administração de Curso em EAD na UFPI”. Em sua fala, ele apresentou todo o operacional dos cursos do CEAD da UFPI, enfatizando o calendário de atividades presenciais, como reuniões sistemáticas com os coordenadores de Polos e de Cursos, professores e agentes administrativos; o planejamento de cursos, a realização de encontros de disciplinas, as visitas nos Polos e outras informações.

Ele destacou ainda os incentivos às atividades complementares através de cursos de extensão, o trabalhode orientação aos Trabalhos de Conclusão de Cursos-TCCs, bem como a baixa rotatividade de professores tutores e coordenadores de cursos, o acompanhamento especial aos alunos que prestam ENADE e a facilidade da comunicação entre o CEAD e os polos.

O diretor também socializou os resultados de pesquisas realizadas no CEAD sobre a prática do professor tutor. Foram apresentados dados da dissertação “A Atuação do Tutor no Projeto Piloto”, do Prof. Msc. Gilmar Pereira Duarte, e de uma pesquisa, feita pelo próprio Prof. Gildásio, sobre a Atuação do Tutor Online no Curso de Pedagogia do CEAD.

/rio.3.jpg
Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI, Naira Lopes Moura, Coordenadora do Polo de Simplício Mendes-PI, com participantes do evento.

Segue a Programação completa desenvolvida no do I encontro deGestão de Polos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática.

Evento: Gestão de Pólos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática

MACAÉ – RJ-  DIAS 02 e 03 DE SETEMBRO
Patrocinadores: UAB; LANTE-UFF/CEDERJ; Prefeitura Municipal De Macaé

AGENDA
PRIMEIRO DIA (SEXTA) – 02 DE SETEMBRO
09:30 h às 10:15 h- Abertura
10:15 h às 10:30 h- Pausa para o Café
10:30 h às 12:30  h  - Mesa Redonda:Laboratório de Ensino de Matemática: uma ponte para a   Melhoriado ensino da  Matemática.

  • Prof. Wanderley de Moura Rezende – UFF(moderador)
    Profa.  Anne Michelle Dysman Gomes - UFF
    Profa. Maria Aparecida Lima – Colégio Pedro II
    Profa.  Vanessa Arenari Garcia – LANTE/SMM

12:30 h às 14:30 h - Almoço
14:30 h às 15:15  h  - Palestra: Museu Interativo de Educação Matemática: uma ponte para a  democratização da Matemática - Profa.  Ana Maria Kaleff (UFF)
15:15 h às 16:30 h  -Visita Guiada:  Museu Interativo de Educação Matemática do LEG - Monitores do Museu (UFF) :  Rosangela Figueira Dornas; Pablo Vinicius; Barbara Gomes Votto; Viviane Lopes Rodrigues (UFF)
16:30 h às 17:00 h - Pausa para o Café
17:00 h às 18:00 h - Palestra: Informática Educativa: como ponte para a inclusão da
informática na Escola - Prof.Marcelo Almeida Bairral  (UFRRJ)
18:00 h – 19 h – Apresentação  cultural

 SEGUNDO DIA (SÁBADO) - 03 DE SETEMBRO
09:00 h às 10:15 h - Palestra- Ciber-infra-estrutura e a interatividade na educação a distância
Prof.José AntonioAravena Reyes  (UFJF)
10:15 h às 10:30 h - Pausa para o Café
10:30 h às 12  h  - Mesa Redonda:Gestão de Pólos de Apoio Presencial em cursos a distância.

  • Prof. AgnaldoEsquincalha  (UFF) -Moderador
    Profa. Cristina Maria De Oliveira Melo (coord. Polo Macaé – RJ)
     Profa. Naira Lopes Moura (coord. Polo Simplicio Mendes - PI)
    Prof. Joacir Carvalho Leite (coord. Polo de Cubatão - SP)

12:00 h às 14:00 h   - Almoço
14:00 h às 15:30  h  - Mesa Redonda : Gestão de Cursos a Distância

  • Prof. Carlos Eduardo Mathias Motta (UFF) - Moderador 
    Prof. Gildásio Guedes Fernandes(UFPI)
    Prof. Maria Luisa Furlan Costa (UEM)

15:30 h às 16:00 h   - Pausa para o Café
16:00 h às 17:00 h   -Palestra de Encerramento – Perspectivas da Educação a Distância Pública no Brasil  -      Prof. Dr. Celso José da Costa (UFF)

 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI