Floriano
A cidade de Floriano está localizada na Microrregião do Sul Piauiense a 240Km da capital do Piauí, Teresina, com uma área de 3.676 Km².

A economia do Município baseia-se, fundamentalmente no setor terciário, mais precisamente, o comércio, que contribui com a maior parcela da renda gerada no município. Os serviços gerados nas áreas da Educação e Saúde têm contribuído, cada vez mais, na composição do PIB do município.

A cidade de Floriano tem uma reconhecida tradição no setor educacional. Nos fins do século XIX, no ano de 1874, foi inaugurado o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, uma escola agrícola idealizada pelo engenheiro agrônomo Francisco Parentes, formado na França e o primeiro piauiense a obter esse título. O seu objetivo era fundar uma Colônia Agrícola com a finalidade de alfabetizar, educar e ensinar uma profissão aos filhos dos escravos beneficiados pela Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871. A idéia de Francisco Parentes foi aceita pelo presidente da província do Piauí, encaminhada ao imperador D. Pedro II e, tornada realidade através do decreto imperial nº 5.392, de 10 de setembro de 1874.
A vila progrediu e tornou-se um ponto de encontro da população vinda do interior à procura de trabalho, estudo e de atividades comerciais, o que a consolidou como grande centro comercial e educacional do sul do Piauí.

Somente em 08 de julho de 1897, a vila é elevada à categoria de cidade, com o nome de Floriano, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

Cidade em pleno desenvolvimento, é centro de convergência de 34 municípios do Sul do Piauí e 24 do vizinho Estado do Maranhão, cognominada de “Capital do Médio Parnaíba”.

Atualmente, a sociedade de florianense conta com várias universidades, dentre elas o Campus da Universidade Federal do Piauí – UFPI, o Centro Federal de Ensino Tecnológico – CEFET a Universidade Estadual do Piauí – UESPI e cinco faculdades particulares. Encontra-se, também, à disposição um Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Piauí, decorrente de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Município de Floriano, o Ministério da Educação - MEC, a Universidade Federal do Piuaí - UFPI, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí – CEFET-PI e Universidade Estadual do Piauí. Entidade esta criada com o objetivo de oportunizar o acesso ao ensino superior, na modalidade à distância, para aqueles que não tem condições de cursar a graduação na modalidade presencial.


Cursos EaD oferecidos neste Pólo:

Administração – Bacharelado (curso piloto)
Filosofia – Licenciatura
Pedagogia – Licenciatura
Química – Licenciatura
Sistemas de Informação – Bacharelado

Antônio Reis Neto
Coordenador do Pólo da UAPI em Floriano



Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI