Novas instituições parceiras da UAB fazem capacitação
Gestores de educação a distância das 14 instituições de ensino superior recém-ingressas na UAB participam de apacitação hoje (31)
em 31/8/2009 - 19:27

Gestores de educação a distância das 14 instituições de ensino superior (IES) recém-ingressas no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) participam de capacitação hoje (31)  e amanhã na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. O objetivo da reunião é inteirar os 27 coordenadores gerais e adjuntos designados pelas instituições sobre o funcionamento da UAB e esclarecer dúvidas sobre sua inserção no sistema.

A programação inclui palestras de coordenadores e técnicos da diretoria de Educação a Distância da Capes, que apresentam seu trabalho de articulação acadêmica entre cursos e polos, infraestrutura, supervisão, fomento e em tecnologia da informação.

Outra parte do encontro está dedicada à orientação sobre os sistemas virtuais de trabalho (Atuab e Sisuab), gerenciamento de bolsas, planilhas orçamentárias e instruções processuais. A reunião se encerra com uma discussão sobre disponibilização do material didático produzido pelas IES e direitos autorais.

Entre os pontos discutidos na reunião, a questão da logística interessou a Roceli Lima, coordenador UAB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). "Muitas vezes leva uma semana de barco para chegar aos polos", afirma. O Ifam pretende abrir vagas para licenciaturas em biologia, matemática e química no segundo semestre de 2010.

PAR - As novas parceiras foram aprovadas pela Portaria nº 802, de 18 de agosto, e são referentes ao Plano de Ações Articuladas (PAR). O Plano é a nova maneira de ingresso no Sistema UAB, que anteriormente se dava por meio de editais. Agora, é necessário que IES, prefeituras e governos se reúnam nos chamados Fóruns de Educação para levantar necessidades pedagógicas e possibilidades de implantação de cursos e polos de apoio presencial. As propostas são enviadas à Capes e avaliadas.

A coordenadora-geral de Articulação Acadêmica da Capes, Nara Pimentel, incentivou o envolvimento dos coordenadores no PAR. "Esta ferramenta é uma grande ajuda no equilíbrio na distribuição de cursos e polos", disse Nara.


Fonte: Portal da Capes

Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI