CEAD E CIDADÃOS:
CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS MANAIM
em 24/12/2018 - 12:11

“Obrigado. Eu fiquei muito feliz com a visita de vocês!” Assim o Senhor Antônio Vieira, 91 anos, expressa o que sente após a visita de equipe do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o qual, após campanha de doação na Instituição, arrecadou e levou utensílios essenciais para os 39 idosos assistidos na “Casa de Repouso para Idosos Manaim.”

 

Na Instituição, os idosos e as idosas olhavam, com atenção e certa dose de curiosidade, aquele grupo de “estranhos” que chegavam e lhes sorriam. De forma quase instantânea, ao perceber o carinho da visita e as doações, expressaram, com olhar indescritível de surpresa, alegria, o sentimento maior que comprovou ainda mais a importância do momento: a GRATIDÃO.

 

 

A ação foi organizada por Ada Lacerda, professora tutora e membro da Coordenação do Curso de Pedagogia do CEAD / UFPI. “Após a entrega dos kits, vivenciamos uma sensação de dever cumprido. Agradecemos a todos que contribuíram para que realizássemos essa ação. Para muitos, pode ser simples. Para os nossos “meninos”, porém, ela assume um significado especial. Representa muito mais do que bens materiais: a doação traz atrelada a si mesma, amor, cuidado e respeito”, diz Ada.

 

Entre os produtos doados, muita coisa de primeira necessidade: shampoo e condicionador; sabonete líquido (glicerinado); desodorante; creme dental; escova de dente; pente (masculino e feminino); fralda geriátrica (em geral, tamanho médio e grande); pomada para assadura; colônia; hidratante; talco; óleo de girassol (dermatológico); pacotes de algodão; cotonetes; álcool em gel; alguns medicamentos e o principal: o AMOR ao próximo.

 

 

“Somos mantidos por doações e, hoje, com mais essa dádiva, estamos muito felizes. É muito importante para o bem-estar deles a contribuição”, agradece a diretora da Instituição, Cristiane Campos. Após a doação, no momento seguinte, a equipe do CEAD foi conhecer o local. O Senhor Antônio fez questão de guiar todos pelo recinto e apresentar cada detalhe da Instituição. Antes da despedida, fez questão de destacar que sabe dançar forró e fez um pedido especial: “não demorem a voltar.”

 

 

Após a fala, um sorriso de felicidade e olhos brilhantes mostraram que amor e atenção constituem as principais ações que os idosos esperam de cada um que se dispõe a visita-los. “Pretendemos voltar em breve e essa é a primeira de muitas campanhas que pretendemos levar a cabo no CEAD. Além da educação a distância, na medida do possível, também fortaleceremos a cidadania da população”, ressalta Ada com emoção.

 

 

Enfim, o CEAD agradece a todos que contribuíram com o momento. Caso queiram realizar mais doações, basta se dirigir ao local, que está à Rua da Paz, n. 4915, Parque das Esplanadas, Bairro Porto Alegre.

 

Telefone para contato é o 3219-2388 ou 99535-9634.

 

Mais fotos:

 

 

 

 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI