Nasce o CEAD
Centro de Educação Aberta e a Distância passará de uma diretoria da Universidade para uma unidade de ensino, após aprovação dos conselhos superiores da UFPI
em 13/4/2009 - 11:50

Reitor submete aos Conselhos Diretor e Universitário, em reunião conjunta realizada na tarde da última quarta-feira (08), no salão nobre da reitoria, a institucionalização do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), e, por conseguinte, a sua integração no organograma da UFPI. Com essa decisão, o CEAD passará de uma diretoria para um centro de ensino, funcionando da mesma forma que os demais centros acadêmicos da UFPI, como por exemplo CCN e CCE. 

O que muda?

O CEAD funcionava como uma diretoria subordinada ao Programa de  Educação a Distância da UFPI. Com  a aprovação da resolução da última quarta-feira, o Centro de Educação Aberta e a Distância funcionará como uma unidade de ensino, com seus direitos e deveres com diretoria, coordenações.

Será nomeado um diretor Pro tempore e o novo Centro, haja vista a expansão dos cursos e a integração de mais 15 novos polos, tem um concurso público em andamento destinado ao provimento de 10 vagas para a categoria de técnico-administrativos e 17 vagas para a carreira docente. Além disso, contará com 500 colaboradores entre tutores bolsistas e prestadores de serviços, que atuarão junto aos 08 cursos ofertados nos 30 polos (15 polos já existentes - UAB 1 e 15 novos polos - UAB 2).

A Reunião

Durante a Reunião foram apresentadas as ações atualmente desempenhadas pelo CEAD, além do vídeo de apresentação do mesmo.

A reunião contou com a participação de 35 conselheiros, dos quais 3 se abstiveram da votação e 1 conselheira que manifestou-se contra a decisão. Tendo sido, protanto, aprovada a matéria pela grande maioria dos conselheiros presentes.

Mesmo com a aprovação e publicação da resolução, a implementação das ações pertinentes à institucionalização e integração do CEAD junto ao organograma da UFPI, ocorrerá somente após a públicação da aludida resolução  no Diário Oficial da União (DOU), que deverá acontecer brevemente.

Emanuel Silva




Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI