Encontro de Geografia da EaD é realizado em Parnaíba
Evento aconteceu de 25 a 27 de novembro
em 28/11/2016 - 14:14

No último fim de semana foi realizado em Parnaíba o II Encontro de Geografia da Educação a Distância (II Egead) no Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é promovido pela UFPI, por meio do curso de Geografia do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI).

‘Espaço Geográfico Piauiense: dinâmicas territoriais e desenvolvimento socioambiental’ foi o tema do encontro que teve como objetivo estimular o debate sobre as questões educacionais do estado do Piauí qualificando os futuros professores de geografia sobre novas formas de intervenções no ambiente escolar, bem como na utilização de ferramentas metodológicas inovadoras.


Tutores e alunos de vários polos prestigiam o evento

A abertura do Egead aconteceu na sexta-feira (25), no auditório do SESC em Luís Correia. Participaram da solenidade o diretor do CEAD, Gildásio Guedes; o coordenador do curso de Geografia, Wilson Pereira; o coordenador de Tutoria, Cícero Rodrigues; o coordenador do polo de Luís Correia, Israel Portela, além de tutores e alunos dos 15 polos onde o curso de geografia é ofertado.


Abertura do II Egead

O coordenador do curso de Geografia, Prof. Dr. Wilson Pereira, agradeceu a presença de todos e destacou a expansão da Educação a Distância no Piauí. “Atualmente temos 500 alunos matriculados. Em dezembro, realizaremos o próximo vestibular com cerca de mil vagas para o curso de geografia. Isso é uma vitória muito importante para nosso estado. Espero que todos possam desfrutar deste evento, pois nosso momento aqui é de aprendizado para continuarmos crescendo”, afirmou o coordenador.


Diretor do CEAD, Gildásio Guedes, destaca a importância da Geografia

O direto do CEAD, Gildásio Guedes, ressaltou a importância do curso para a sociedade piauiense. “Acredito que a geografia está expandindo ainda mais no ensino a distância. Este mundo da internet veio para fortalecer a educação. As pessoas estão se preocupando com o espaço geográfico e com o meio ambiente. Vocês como formadores de opinião estão nesse caminho para contemplar e cuidar do nosso maravilhoso Piauí’, disse.

Em seguida, o representante da Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAM), Jairo Oliveira, ministrou a palestra “Território Piauiense: Interfaces ambientais e socioeconômicas do (sub) desenvolvimento”, na qual falou sobre os territórios e arranjos produtivos do estado e o planejamento do governo para a execução dessas metas.


Representante da SEPLAM, Jairo Oliveira, ministra palestra

Durante o sábado e domingo o público pode participar das palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e excursões de campo, com passeios ao Delta do Parnaíba, Tabuleiros Litorâneos, Parque eólico, dentre outros espaços turísticos.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI