Pesquisas são apresentadas no I CONPED
Coordenadores, alunos e agentes EaD apresentam trabalhos
em 3/10/2016 - 9:8

O Primeiro Congresso Piauiense de Educação a Distância (I CONPED), reuniu alunos, professores e agentes ead para apresentação de trabalhos de pesquisas que envolveram os seguintes eixos temáticos: Gestão Publica; Estudos em ciências biológicas; Estudos em Espanhol; Estudos Linguísticos e Literários; Estudos em Inglês; Pedagogia para EaD; Estudos em Sociologia e Filosofia; Língua Portuguesa; História e Cultura Afro; Matemática; e Estudos em EaD.

Coordenadora do Polo de Simões, Maria do Socorro Bento Reis

A coordenadora do Polo de Simões, Maria do Socorro Bento Reis (Dudu), apresentou o trabalho intitulado “Polos UAB de Jaicós e Simões: um estudo sobre os motivos da Evasão e da permanência dos Alunos nos Cursos”, o trabalho foi realizado em parceria com os professores Raimundo Isidio de Sousa, Rosenilda Teixeira Leal e Maria dos Remédios Coelho Ferreira Aguiar.  Para a Profª Dudu um dos pontos interessantes do seu trabalho é a dedicação a capacidade de adaptação do aluno que permanece nessa modalidade de ensino. “O aluno compatibiliza do horário de estudo, o horário de trabalho e o horário de lazer”, além disso grande parte das desistências se dá pelo desconhecimento da modalidade. 

Coordenador do polo de Buriti dos Lopes, Gildásio Silva

O coordenador do polo de Buriti dos Lopes, Gildásio Silva, apresentou o trabalho “Mercado de trabalho e a inserção dos egressos da EaD de um Polo da Universidade Aberta do Brasil”. Segundo o seu trabalho os egressos de EaD são bem recebidos no mercado de trabalho. “Os egressos estão tendo uma empregabilidade muito boa. Os empregadores estão avaliando muito bem esses egressos, uma vez que eles apresentam qualidades que são diferenciadas do aluno do ensino regular. Isso confirma a tendência que já está acontecendo na Europa, na qual as grandes empresas estão preferindo alunos da EaD” conclui Gildásio. 

 

Adelaide Vieria,  Ana Cristina Meneses e Alcionéa Brito (coordenadora do polo de Piracuruca)

A coordenadora do polo de Piracurura, Alcionéa Brito, apresentou o trabalho “O egresso de EaD do Polo de Piracuruca e a Assimilação pelo Mercado de Trabalho” juntamente com Paulo Thiago Fontenele Cardoso, Adelaide Vieria de Brito Neta e Ana Cristina Meneses de Carvalho.  Segundo a pesquisa, 90% dos egressos estão no mercado de trabalho dentro da sua área de formação, enquanto apenas 10% estão atuando fora da área de formação. “Então para nós é gratificante sabermos que o ensino a distância chegou em Piracuruca e consolidou-se, abrindo o leque de opções para quem não tinha opção de alcançar um curso superior. E o mais interessante é que vários de nossos egressos estão até fazendo mestrado, prova que o ensino a distância é um diferencial na vida de uma pessoa e de uma comunidade", exalta a coordenadora do polo de Piracuruca.

 

Professora do CEAD/UFPI, Luciane Lima Rodrigues

A professora Luciane Lima Rodrigues, realizou apresentação do trabalho “A Formação de Profissionais da Educação como Disseminadores da igualdade e do respeito à diversidade” juntamente com a Profª Msc. Amada de Cássia Campos Reis, Profª Drª Ana Beatriz Sousa Gomes e do Prof. Dr. Baltazar Campos Cortez . “O trabalho é sobre o curso de Especialização de Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça que foi ofertado em 2014-2015, com o objetivo de formar profissionais para atuarem na elaboração, monitoramento e avaliação de programas e ações relacionados a temáticas de Gênero e Raça”, explica Luciane. 

João Paulo Ribeiro tutor presencial e a coordenadora do polo de Piripiri, Auridete Mendes 

João Paulo Ribeiro é tutor presencial do polo de Piripiri e realizou a pesquisa “Gestão democrática e as novas tecnologias da educação nas escolas públicas de Piripiri-PI”, juntamente com a coordenadora de polo de Piripiri Auridete Mendes Ribeiro e com o colaborador EaD Geilson Silva Pereira. “Segundo a nossa pesquisa 100% dos diretores de escolas acreditam que o uso de tecnologias podem melhorar o desempenho dos alunos, mas infelizmente a grande maioria deles não colocam em prática o que acreditam”, explica João Paulo. 

Ana Patrícia Lima, egressa da pós-graduação de Gestão em Saúde, ofertado pelo CEAD/UFPI

A egressa do curso de pós-graduação de Gestão em Saúde, Ana Patrícia Lima, apresentou o trabalho “Importância da Alimentação para melhorias na aprendizagem de crianças em unidades públicas de ensino: revisão integrativa”, fruto do seu TCC da especialização. “A merenda escolar necessita ser de boa qualidade por que vai influenciar na vontade do aluno permanecer naquela escola. Então, muitas vezes, essa alimentação é a única alimentação que ele tem no dia. Vendo essa problemática, vemos que tem que existir uma boa qualidade no serviços de alimentação escolar e que os gestores dessas unidades precisam gerir recursos para adquirir gêneros alimentícios para essas crianças”, expõe Ana Patrícia. 

Coordenador do polo de Castelo, Francisco Matos

O coordenador do polo de Castelo, Francisco Matos, e as agentes EaD Antonina Maria da Silva e Gertrudes Ildec Pio Mendes apresentaram o trabalho “Reflexões sobre a importância do tutor na educação a distância”. “Realizamos uma análise bibliográficas para realizarmos um perfil do tutor presencial e do tutor a distância, que é um elemento importante na EaD. É a partir do tutor que a gente tem um trabalho positivo na educação a distância”, relata o coordenador do polo de Castelo. 

Leyla dos Santos, apoio de coordenação e o aluno do curso de Matemática, Antônio Alves

A apoio acadêmico, Nara Leyla dos Santos e o aluno do curso de matemática/EaD/CEAD/UFPI, Antônio Alves da Silva, apresentaram o trabalho “ Olhares e percepções da Gestão Estratégica do Conhecimento no Processo de Midiatização no curso Tecnico em Administração” que versa sobre as práticas de midiatização inseridos na Gestão Estratégicas no curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPI).

A Profª Msc. Mariane Goretti de Sá, apresentou a pesquisa “Especializações na Modalizade a Distância na Universidade Federal do Piauí” que retrata um panorama das especializações ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância. 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI