Professores do CEAD ministram palestras
Congresso Piauiense de Educação a Distância
em 3/10/2016 - 8:12

O segundo dia do Primeiro Congresso Piauiense de Educação a Distância (I CONPED) começou com uma programação voltada para o uso das mídias digitais na graduação. 

 

Prof. Dr. Gildásio Guedes abre o segundo dia do I CONPED com palestra

O diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes, apresentou a palestra sob tema “Interface das coisas: interface computacional de peças digitais de uso cotidiano”.  No seu trabalho Prof. Dr. Gildásio Guedes aponta de maneira simples, como melhorar, dentre outras coisas, a interface de apresentações de trabalhos, home pages e web sites. 

 

"Interface das coisas" é o tema central da palestra proferida pelo diretor do CEAD drante o I CONPED

Para Valéria de Morais, aluna da especialização em Educação a Distância do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI), “a palestra foi bastante enriquecedora, porque trás exemplos práticos do nosso dia-a-dia e não nos damos conta que trabalhamos diretamente com isso”, afirma. 

 

Valéria de Morais, aluna do NEAD/UESPI

“Para mim foi muito proveitoso por que tem muita coisa que, até então, eu não tinha identificado que fazia errado, por mais que seja uma ferramenta [PowePoint] que utilizamos no coditiano”, explica a aluna do curso de Licenciatura em Filosofia do polo de Luzilândia/UFPI, Kcarlianne Costa.   

Kcarlianne Costa e Meyrane  Carvalho, alunas de Filosofia, do polo de Luzilândia

Alunos do polo de Luzilândia prestigiam palestra do diretor do CEAD

Simultaneamente também aconteceram as seguintes palestras: “Universidade Aberta do Brasil: Situação Atual e Novas Perspectivas”, ministrada pelo Prof. Msc. Vinicius Alexandre Oliveira (UESPI); e “Papel das mídias e tecnologias na acessibilidade pedagógica e atitudinal nos cursos de graduação”, Prof. Dr. Paulo Henrique da Costa Pinheiro (UESPI).

 

Profª Drª Lívia Fernanda Nery, durante palestra 

A tarde às 14:30h a Profª Drª Lívia Fernanda Nery, coordenadora do curso de licenciatura em Letras Inglês, apresentou o Relato de Pesquisa, fruto da sua Tese de Doutorado em Comunicação para a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sob título “Usos e apropriações comunicacionais”. Segundo a Profª Drª Lívia Nery a pesquisa foi realizada entre os anos de 2010 e 2013. 

A coordenadora do curso de Libras, Profª Drª Vera Lúcia Oliveira prestigia palestra da Profª Drª Lívia Nery

Já às 16 horas deu-se inicio a mesa redonda exclusiva para gestores e coordenadores de polos. Estiveram presentes o diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, o Prof. Dr. Gildásio Guedes; o superintendente da Seduc, Ellen Gera; o diretor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD), o Prof. Dr. Arnaldo Brito, e o vice- diretor do NEAD, Prof Msc. Vinícius Oliveira.

Na mesa: Prof. Dr. Arnaldo Brito, Prof Msc. Vinícius Oliveira (NEAD/UESPI); Ellen Gera (SEDUC); em pé, à direita Prof. Dr. Gildásio Guedes

Prof. Dr. Gildásio Guedes conversa com os coordenadores de polo 

Na manhã do dia 30 os Prof. Dr. Arnaldo Oliveira e o Prof. Dr. José Vanderlei apresentaram uma mesa redonda para debaterem sobre o livro “Educação a Distância: midiatização, formação e saberes”, a Profª Drª Maria Francinete Damasceno mediou a mesa.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI