Inicia o I Congresso Piauiense de Educação a Distância
O evento integra as instituições que ofertam a modalidade no Piauí
em 29/9/2016 - 7:21

Na noite dessa quarta-feira (28), teve início o I Congresso Piauiense de Educação a Distância (I CONPED) no Diferencial Buffet, localizado no centro de Teresina.  O evento visa proporcionar um espaço de discussão sobre o atual cenário da Educação a Distância (EaD), além de integrar as instituições que ofertam a modalidade no Piauí.


Alunos, coordenadores de polo e curso estiveram presentes

A solenidade contou com a participação do coral da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) regido pela Maestrina Maria Cláudia dos Anjos e Tenório. Em seguida, a mesa de honra foi formada pelo Reitor da UESPI, Nouga Cardoso; vice-reitora, Bárbara Melo; além de outros membros da UESPI, o presidente do CONPED, Paulo Henrique Pinheiro; Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Ailma Silva; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz; Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Dutra; Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Raimundo Isídio de Sousa e o vice-diretor do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), Vinícius Oliveira. Também compuseram a mesa de honra o representante da Secretária de Educação Estadual, Rejane Dias, o superintendente da Seduc, Ellen Gera; o diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), Gildásio Guedes, e o coordenador da Rede e-Tec no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Ricardo Martins.


Mesa de Honra formada por representantes das instituições parceiras

O vice-diretor do NEAD, Vinícius Oliveira, cumprimentou os coordenadores e parceiros e agradeceu a presença dos participantes. “Este é um evento pensado com muito carinho e muita responsabilidade. Hoje conseguimos fazer Educação a Distância porque outros ousaram e iniciaram esse processo antes de nós”, destacou Oliveira.


Vice-diretor do NEAD, Vinicius Oliveira

“Sabemos que ninguém faz nada sozinho, por isso estamos sempre com nossos parceiros, IFPI e UESPI, que enfrentam conosco todas as dificuldades, mas perseveram na luta para levar EaD ao Piauí”, ressaltou o diretor do CEAD, Gildásio Guedes.


Diretor do CEAD, Gildásio Guedes ressalta a importância das parcerias

Cumprimentando todos os colaboradores que fazem a EaD no estado, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso, destacou o apoio do governador, Wellington Dias. “Ele que sempre foi um entusiasma desta modalidade, contribuiu imensamente com a evolução da EaD no Piauí. Estamos todos juntos preparando nosso estado para o desenvolvimento e para enfrentar os desafios sociais”, afirmou o reitor.


Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, destaca o desenvolvimento da EaD no Piauí

Finalizando a solenidade, o presidente do CONPED, Paulo Henrique Pinheiro ministrou a Palestra Gestão sustentável, Novos Saberes e Tecnologias, na qual fez uma reflexão sobre a sustentabilidade ligada a Educação a Distância e apresentou dados sobre o ensino presencial e a distância no Brasil e no Piauí.


Presidente do CONPED, Paulo Henrique Pinheiro, ministra palestra

O evento segue até sexta-feira com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Confira a programação no site do CONPED.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI