Homenagem
Professor Dr. Nelson Maculan Filho recebe título
em 17/4/2015 - 10:56

Na última terça-feira (14), o Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes, participou da cerimônia de concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao Professor Dr. Nelson Maculan Filho. 

A homenagem partiu de uma solicitação do Prof. Dr. João Benício, Coordenador do curso de Matemática do CEAD/UFPI que recentemente concluiu doutorado orientado pelo Prof. Dr. Maculan, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Por intermédio do Diretor do CEAD/UFPI, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário.

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Reitoria na UFPI e contou também com a presença do Reitor, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; do Conselho Universitário; docentes e discentes da UFPI e diretores de centros. 

 

Prof. Dr. Nelson Maculan Filho recebe título "Dr. Honoris Causa"do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes  

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, ressaltou a contribuição dada pelo professor Dr. Nelson Maculan Filho ao ensino do país, quando assumiu a Secretaria de Educação Superior (SESu). "A contribuição que ele deu para a ciência, a educação e para as Instituições de Ensino Superior do Brasil é inestimável, portanto é um título muito merecido pelo que ele fez pelo país e também pela Universidade Federal do Piauí", declarou.

"É um momento histórico na Universidade, do reconhecimento do professor, do pesquisador, do cidadão, de um homem preocupado com a inserção social", destacou a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira. 

Além do vasto currículo científico do Prof. Dr. Nelson Maculan, o Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, informou que ele foi um dos responsáveis por iniciar a implantação da modalidade EaD nas universidades públicas brasileiras, enquanto era Secretário de Ensino Superior do MEC. 

“O Prof. Maculan também teve um desempenho muito importante na reestruturação das universidades brasileiras, em particular da UFPI, através do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), em que nós tivemos a renovação do parque computacional, da infraestrutura física e de recursos humanos. Então foram muitas ações importantes para a UFPI e para a implantação inicial da UAB”, ressaltou. 

Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes 

O professor Dr. Nelson Maculan Filho, disse que receber a honraria da UFPI é motivo de muita alegria e emoção. "Eu acho um reconhecimento ao trabalho que nós fizemos isso é importante. Quem não quer ser reconhecido? Eu sou um pesquisador de muito tempo, sou mais educador e acredito que é importante levar a educação, desde a creche até o pós- doutorado, que é um sistema. Não existe país grande, não só com pós-graduação ou com creche. Tem que ter tudo", disse.

Sobre o Professor Dr. Nelson Maculan Filho

Graduado em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Escola Nacional de Minas de Ouro Preto (MG), Nelson Maculan Filho concluiu mestrado em Estatística Matemática, pela Faculdade das Ciências da Universidade de Paris, e doutorado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Obteve o Diploma de Habilitação para Dirigir Pesquisas em Matemática da Decisão, pela Universidade Paris-Dauphine (Paris IX), e a livre-docência em Otimização, pela UFRJ, onde iniciou a carreira de docente, lecionando no Instituto de Matemática e no COPPE. Depois, tornou-se professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação do COPPE/UFRJ, onde atua até hoje nas áreas de Programação Matemática, Otimização Combinatória e Computação Científica. Lecionou também, como professor visitante, em várias instituições de ensino e pesquisa no Canadá, nos EUA e na Itália.

Homenageado Prof. Dr. Nelson Maculan Filho

Autores da proposta de homenagem, Coordenador do curso de Matemática do CEAD/UFPI, Prof. Dr. João Benício e Diretor do CEAD/UFPI

Homenagem ao Prof. Dr. Nelson Maculan 

Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Gildásio Guedes e Vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

 

Fonte: site da UFPI, com alterações e acréscimos 

Fotos: CoordCom UFPI




Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI