Professora da Universidade de Coimbra visitará o CEAD/UFPI
Serão realizadas uma série de atividades, no período de 18 a 28 de agosto
em 14/8/2014 - 11:55

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) receberá a visita da docente Maria Teresa Ribeiro Pessoa, professora associada da Faculdade Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em Portugal.  Serão realizadas uma série de atividades, como encontro com a Direção do CEAD/UFPI e visita aos polos, no período de 18 a 28 de agosto. 

A visita faz parte do Projeto AMIDILA (Academic Mobility and Inclusive Devolopement in Latina America), fruto de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a UFPI. A Profa. Dra. Maria Teresa é orientadora da Profa. Me. Georgina Quaresma, servidora do CEAD/UFPI, que atualmente realiza Doutorado em Ciências da Educação, na Universidade de Coimbra. 

Através do projeto, a Profa. Dra. Maria Teresa objetiva partilhar experiências e saberes do âmbito do ensino a distância, ou seja, dar a conhecer o projeto de EaD da Universidade de Coimbra e colaborar na formação de professores. 

Para a Profa. Maria Teresa Pessoa, a visita ao CEAD/UFPI permitirá conhecer a dinâmica do Ensino a Distância no Brasil e, de forma particular, no Piauí. "É importante dar a conhecer a experiência recente, neste âmbito, da Universidade de Coimbra tanto no que concerne à estratégia de implementação no país e na comunidade educativa universitária, como no que se refere às várias dimensões do ensino a distância: públicos, design instrucional, tutoria online e avaliação", destaca a professora. 

Conferências, palestras, colaboração em seminários de investigação e supervisão e acompanhar e colaborar em pesquisas são algumas das atividades descritas no Projeto AMIDILA. 

Confira a programação da visita 


Maria Teresa Ribeiro Pessoa 

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia, pós-graduada em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa e doutora em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa, domínio onde tem desenvolvido a maior parte da sua atividade como docente e como investigadora. Tem coordenado e colaborado em diversos projetos nacionais e internacionais nas áreas da Formação de Professores, da Pedagogia Universitária e das TICs e integrado comités científicos de encontros nacionais e internacionais assim como de revistas temáticas. 

 

Profa. Dra. Maria Teresa Ribeiro Pessoa, docente associada da Faculdade Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em Portugal

 

Por Karine Santiago- Assessoria de Comunicação do CEAD/UFPI

Foto: Arquivo pessoal- Maria Teresa Ribeiro Pessoa





Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI