Simplício Mendes:
O Polo de Apoio Presencial UAB Antônio de Moura Fé, localizado em Simplício Mendes-PI, realizou, em suas próprias dependências, dia 23/05/2012, das 08:300h à 18
em 29/5/2012 - 18:14

\smworkshop8.jpg

O Polo de Apoio Presencial UAB Antônio de Moura Fé, localizado em Simplício Mendes-PI, realizou, em suas próprias dependências, dia 23/05/2012, das 08:300h à 18h, o workshop Oratória - Técnicas de Falar em Público, ministrado pelo professor e consultor empresarial Mury Campos, com o objetivo de instrumentalizar os acadêmicos com competências para fazerem apresentações em público de forma satisfatória. A atividade foi restrita para os alunos do polo, principalmente, aqueles que estão em fase de conclusão do curso e precisarão, em breve, defender suas monografias.


Prof. Mury Campos (de gravata) empolga a turma com novos conhecimentos

O ministrante abordou um programa eclético, com uma boa diversidade de temas pertinentes à arte da oratória. Veja:
- Eliminar o medo, a inibição, falar com naturalidade
- Expressar ideias com desenvoltura, convicção e dinamismo
- Fazer apresentações objetivas, claras e com linguagem adequada
- Adquirir estratégias para convencer públicos difíceis
- Impostar a voz, eliminar cacoetes e ruídos na comunicação-
- Conversar fluentemente em quaisquer circunstâncias
- Desenvolver gestos e posturas elegantes e impactantes
- Treinar o olhar expressivo, forte e seguro
- Criar empatia e simpatia em situações embaraçosas
- Desenvolver habilidade de liderar
- Falar naturalmente em pé ou sentado
- Saber iniciar, desenvolver e concluir palestras expressivas
- Usar o humor, a emoção e a presença de espírito para dar brilho às apresentações
-Leitura com Pontuação.



Participantes experimentam...



...as novas técnicas aprendidas


Os alunos que participaram da atividade ficaram extremamente empolgados. De acordo com   o aluno Adolison Adonias de Sousa,  do Curso de Pedagogia: "Este curso foi muito importante, sendo difícil descrever com palavras, pois principalmente, para nós alunos de Pedagogia, que necessitávamos muito dos conteúdos abordados  para adquirir mais postura e conhecimento e, assim, nos comunicarmos melhor em apresentação de seminário, trabalhos etc. O Curso foi importante não só para vida acadêmica, mas  também para melhorar nossa comunicação na sociedade. Este dia foi único, pois aproveitamos o máximo que podemos, além de ter sido trabalhado motivação e auto estima."

Vanessa Teresinha Ribeiro, do curso de Química/UFPI, confirma a essa avaliação. Diz ela: “Esta atividade é realmente uma preparação para nossa vida profissional e pessoal, estamos gratos às coordenações do Polo e do CEAD/UAPI pela oportunidade de realização do Workshop com um profissional conceituado como o Prof. Mury Campos. Fortaleceu a nossa autoestima e a necessidade de um bom convívio familiar, profissional e social. O amor deve estar presente em nossas ações diárias para efetivamente desenvolvermos um bom trabalho.”



A turma foi numerosa, mas...

Raissa Barbosa é do curso de Administração Pública PNAP/UFPI. Ela também avalia que a realização do Worksho muito positiva e proveitosa: “Muito interessantes os pontos abordados na atividade, dicas importantes de comportamento que devemos ter ao nos apresentarmos em público, como a maneira de se vestir, o tom de voz, a postura, a dinâmica de como apresentar em público sem cansar os ouvintes, a pontuação na leitura, que é de fundamental importância para se fazer entendido... tudo isso de forma inteligente, dinâmica e agradável. Valeu a pena ter vindo de Oeiras para participar do evento.”



...também muito animada, ....





...interessada, ...

Também a aluna Maria Elaide, do curso de Sistemas de Informação UFPI, aprovou o evento porque sabe que são conhecimentos dos quais ela vai precisar muito na vida pessoal e profissional. Veja o comentário da discente: “Foi muito proveitoso em todos os sentidos, não nos sentimos cansados apesar de ter sido intensivo, o dia todo. Gostei das dinâmicas e das dicas de como devemos nos apresentar em público. O curso foi animado e necessário neste momento que estamos em fase de apresentação da monografia. Estou satisfeita e grata por ter participado do curso.”



... colaboradora ...




...e soube aproveitar a oportunidade

A coordenadora do Polo, Profª. Naira Lopes Moura ficou muito satisfeita com os resultados e vai emitir certificados para todos os participantes do evento.
É isso aí moçada, preparação nunca é demais e vocês farão a diferença no mundo.




CEAD/UFPI


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI