Aluno de EaD fala sobre expectativas de estudar no México
Com material didático, apoio presencial e a distância de qualidade, fornecidos pela UAPI, tive todo apoio necessário para desenvolver minhas atividades e atingi
em 21/5/2012 - 15:10

Hugo Ferreira de Andrade Júnior, acadêmico do curso de Administração, na modalidade Educação a Distância, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, regularmente matriculado no Polo UAB de Água Branca-PI, foi contemplado com uma bolsa de estudos no Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação, na UFPI.

\HUGO1.jpg

Hugo Andrade, aluno do curso de Administração-EaD contemplado no programa de intercâmbio

Na entrevista abaixo, Hugo fala sobre os detalhes do intercâmbio e sobre as expectativas dele para vivenciar essa nova experiência. Vejamos:

CEAD/UFPI - Você vai estudar seis meses fora do Brasil e adquirir novos conhecimentos na sua área profissional. Quando e para onde você vai?

Hugo - O período de estágio será 2013/1 a ser cumprido em uma universidade no México. A universidade será apontada posteriormente, mas a preferência é pela UNAM - Universidade Autônoma do México. Uma instituição secular e um dos ícones da educação do México.

CEAD/UFPI - Você contará com amparo financeiro do Programa de Intercâmbio para se manter no México. Quais são essas condições?

Hugo - O programa é um convênio entre o Banco Santander e a Universidade Federal do Piauí e prevê uma bolsa de $3.000,00 (três mil euros) para um período de seis meses.
CEAD/UFPI  - Você está tendo uma oportunidade que todo estudante da UFPI gostaria de ter, quais suas expectativas ?

Hugo - A expectativa é grande e a ansiedade também. O meu propósito é buscar qualificação acadêmica e profissional em âmbito internacional. Isto fará com que meu currículo se torne mais forte e proporcione condições para que eu possa dividir meus conhecimentos com outros. Meu principal objetivo é me qualificar para, daqui algum tempo, voltar para a Universidade como professor. Uma oportunidade como esta é impar e deve ser aproveitada. Tenho consciência de que vou pagar um preço alto para poder usufruir desta bolsa, mas vai valer o esforço. Esta experiência vai contar muito para minha carreira.

CEAD/UFPI – A concorrência nas seleções dos programas de intercâmbio é acirrada. Como aconteceu a seleção?

Hugo - A seleção é feita através de alguns requisitos para enquadramento nos ditames do edital sendo que o primeiro e mais importante requisito é a média acadêmica. A concorrência é aberta a todos que tenham média igual ou superior a 8,5, independente do curso. A minha seleção foi fruto de minha dedicação durante o curso todo, brigando por cada décimo de ponto que me era devido. Manter a média acadêmica alta era uma obsessão. Precisa estar ligado à Universidade no período do curso e estar em dia com documentação individual.

CEAD/UFPI – Fale, então, sobre a contribuição da EaD e da UAPI para essa conquista.

Hugo - O ensino a distância foi desenvolvido em nível mundial para atender às necessidades de profissionais se qualificarem melhor para atender às exigências de atualização e reciclagem, para que os mesmos se mantivessem nos empregos. Exatamente o que ocorreu comigo. Antes de aparecer a oportunidade de estudar à distância eu tentei outros dois vestibulares na modalidade presencial, mas não consegui levar a diante por conta da carga de presença ser motivo de reprovação. Fui forçado a desistir dos dois cursos que comecei. Quando a UAPI ofertou a chance de estudar à distância, eu vislumbrei a oportunidade que me faltava. O curso de Administração de Empresas era a minha porta de entrada para o ensino superior. Com material didático, apoio presencial e a distância de qualidade, fornecidos pela UAPI, tive todo apoio necessário para desenvolver minhas atividades e atingir meus objetivos. A dedicação dos coordenadores de curso e tutores foi fundamental para me manter motivado e firme no meu propósito. Eu consegui, e todos que acreditarem em si e confiarem nesta instituição vão conseguir também.

A UAB/UAPI parabeniza o discente pela conquista, deseja que ele faça uma ótima viagem e que essa experiência nova seja de grande proveito na caminhada de sua formação profissional, ao tempo em que convida todos os seus demais alunos para participarem das próximas seleções nos programas de intercâmbio, divulgados no site da UFPI (www.ufpi.br).

CEAD/UFPI


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI