Bacharelado em Adminsitração-EaD: um giro nos Polos de Apoio
Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Educação Aberta e a Distância iniciou o período acadêmico 2012.1 a todo vapor. As atividades realizadas são d
em 24/4/2012 - 17:20

O Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Educação Aberta e a Distância iniciou o período acadêmico 2012.1 a todo vapor. As atividades realizadas são diversas e incluem a formação continuada dos agentes envolvidos no curso e visitas nos Polos.

No início do período acadêmico, foi realizada uma reunião com os Tutores Presenciais e a Distância de todos os Polos de Apoio Presencial que ofertam o curso de Administração: Água Branca, Alegrete, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Canto do Buriti, Elesbão Veloso, Esperantina, Inhuma, Gilbués, Piracuruca, São João do Piauí, Simplício Mendes, Simões e Uruçuí. Houve a participação de cinquenta agentes. O objetivo foi discutir as novas perspectivas acadêmicas do curso, socializar ações produtivas, minimizar problemas de ordem didático-pedagógica e prestar informações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos da UAB I (ingressos através do primeiro concurso vestibular).

\antoadm1.jpg

Professores Orientadores e Tutores do Curso de Bacharelado em Administração-EAD em reunião no CEAD/UFPI.

Do início do mês de fevereiro até o presente momento, os Professores-Orientadores de TCC realizaram duas viagens de visita aos Polos, nos quais é feita é a interlocução presencial entre orientador e orientandos, no sentido de garantir consistência ao processo de construção do texto monográfico. Além dos encontros presenciais, há uma interação entre orientador e orientandos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), assim como através de e-mails e de contatos telefônicos.

Ao todo são quarenta orientadores, selecionados através de  processo de seleção simplificada (análise de currículo e entrevista).  O processo foi executado diretamente pela coordenadora do curso, Profª. Antonella Sousa. Segundo ela, “esta é uma etapa de seleção essencial dentro de qualquer curso e exige conhecimento e habilidade, por isso resolvemos selecionar diretamente cada Professor-Orientador, priorizamos os professores com formação pós-graduada em nível de Latu Sensu (especialização e MBA) e Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado), além de experiência no magistério superior”.

\antoadm2.jpg

Professor Mário Augusto Teles (Orientador de TCC) em reunião com seus orientados do Polo de Apoio Presencial de Esperantina-PI

\antoadm3.jpg

Professora Mestranda Maria Mislene Rosado, Orientadora de TCC do Polo de Apoio Presencial de Simões – PI, desenvolvendo atividade de orientação com aluno.

\antoadm4.jpg

Profª Esp. Delane Rocha, Orientadora de TCC do Polo de Apoio Presencial de Simões-PI

VISITAS DA COORDENAÇÃO AOS POLOS

Outra atividade que também tem sido intensificada nessa gestão são as visitas da coordenadora do curso aos Polos, para conhecer a realidade de cada um, seus desafios e particularidades; bem como do Secretário, Marcos Helam Alves, para informar sobre as atividades acadêmicas (notas, trancamento de curso, dispensa de disciplina), e do Tutor de Recuperação, Marcelo Rabelo.

\antoadm5.jpg

Profa. Dra. Vera Lúcia Oliveira (coordenadora do curso de Pedagogia-EaD), prefeito de Alegrete-PI, Joaquim Leal, Profa. Ms. Antonella Sousa (coordenadora do curso de Administração-EaD) e Prof. Lucídio Bransão (Tutor Presencial do curso de Bacharelado em Administração/Polo de Alegrete), em visita ao Polo, realizada no mês de Abril de 2012

A Coordenadora, Profª. Antonella Sousa,  esteve, no início do mês de março, no Polo de Apoio Presencial de Esperantina e registrou a presença dos alunos da UAB I (egressos do 1º concurso vestibulara para EaD) e da UAB II (egressos do 2º concurso vestibulara para EaD) e dos Professores: Arthur Furtado Laurentino (coordenador da disciplina Direito Comercial, no módulo V, da UAB I), Profª. Joana Campos (Seminário Temático Presencial IX, de Ética), Mário Augusto Teles (Prof. orientador de TCC, no módulo IX, da UAB II), Prof. Antonio Carlos Borges dos Santos (coordenador do Polo); e os tutores Evandro Teixeira (Tutor Presencial da UAB I), Manuel Gondim (Tutor a Distância da UAB II) e Alan Kardec Macedo de Miranda Ttutor a Distância da UAB II).

O Prof. Mário Augusto realizou um momento de integração com os alunos da UAB I e da UAB II, proferindo a palestra sobre “Como alcançar o sucesso”. Também tratou, junto com a Coordenadora, de assuntos como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, Estágio Supervisionado e sobre a formatura. O encontro presencial foi considerado produtivo e exitoso.

\antoadm6.jpg

Visita ao Polo de Esperantina, em 17/03/12: Profª. Antonella, Tutor Allan Kardec e alunos da UAB II

Também foram visitados, desde Março, os Polos de Canto do Buriti (10 de Março), pelo Tutor Itinerante e de Recuperação, Marcelo Rabelo. Este, juntamente com o secretário do curso, Marcos Helam Alves,  visitou também  o Polo de São João do Piauí (17 de março).

O Tutor Itinerante e de Recuperação, Marcelo Rabelo, tem desenvolvido um trabalho de grande importância para o curso.  Segundo a Coordenadora, Profª. Antonella Sousa  “além de coordenar todo o processo de Recuperação dos alunos com pendências de disciplinas, de forma exemplar, o mesmo ainda tem nos auxiliado na etapa de levantamento junto aos alunos das atividades complementares a serem integralizadas na carga horária do curso”.

\antoadm7.jpg

Entrega de Certificados e visita do Tutor Itinerante e de Recuperação Marcelo Rabelo no Polo de Apoio Presencial de Canto do Buriti

Curso de Bacharelado em Administração – EaD /CEAD / UFPI 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI