Em Picos UAPI Forma a Segunda Turma de Administradores
No último dia 19 de novembro de 2010 no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da UFPI a UAPI formou sua segunda turma
em 23/11/2010 - 9:34



Na última sexta-feira (19), na cidade de Picos, a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) conheceu a segunda turma de concludentes do Projeto Piloto do Curso de Bacharelado em Administração. A cerimônia de Colação de Grau foi realizada no Auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  Na oportunidade estiveram presentes o Coordenador Geral da UAPI, professor Dr. Gildásio Guedes, o Coordenador do Curso de Administração – Projeto Piloto, professor Ms. Raimundo José, e equipe do curso.



A turma de onze alunos (dez da turma de Picos e um de São Raimundo Nonato) participou inicialmente do Descerramento da Placa dos formandos localizada no campus da UFPI. O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Luiz dos Santos Júnior presidiu a mesa durante a cerimônia de Outorga de Grau. Em seu discurso, o reitor, ressaltou a nova realidade encontrada na UFPI de Picos que passou de apenas dois cursos de graduação para sete e a importância da UAPI de levar cursos ao interior do Piauí. Além disso, ele ressaltou a importância da formação de novos administradores para o desenvolvimento da região de Picos. O reconhecimento do curso de Administração - Projeto Piloto - foi publicado no Diário Oficial da União através da Portaria Nº 77, de 20 de Outubro de 2010.


A oradora da turma, Maristela durante o discurso

Durante a cerimônia de outorga de grau a formanda Maristela Lopes foi a oradora da turma e em seu discurso falou sobre as novidades trazidas pela UAPI na educação e a diferença entre estudar a distância e a educação presencial. Ressaltou também, a importância dos professores Francisco das Chagas da Silva e Thiago Claudino Bonfim nesse processo de aprendizagem.


Da esquerda para direita, a Coordenadora Pedagógica, Francisca de Jesus Cardoso; o Coordenador de TCC, Prof. Antônio Carlos; o Coordenador do Curso, Prof. Raimundo José Araújo; o Coordenador Geral da UAPI, Prof. Gildásio Guedes; o professor-tutor, Thiago Bonfim,  e o professor-tutor, Francisco das Chagas da Silva

A Colação de Grau teve como Paraninfos os professores-tutores da UAPI Francisco das Chagas da Silva e Thiago Claudino Bonfim, e como Patrono o Prof. Dr. Luiz Júnior.  O professor Francisco das Chagas, paraninfo da turma, falou sobre a importância do trabalho do tutor na Educação a Distância “A função do tutor da UAPI é muito importante no aprendizado do aluno, vai muito além do significado da palavra aquele que protege, aconselha. O tutor é também aquele que ensina, educa, lida com novas ferramentas educacionais ajudando no aprendizado do aluno, procurando satisfazer as necessidades do alunado”, comenta.


O Reitor da UFPI, em seu discurso falou sobre o crescimento da importância dos novos Administradores, formados pela UAPI para a região de Picos

As próximas formaturas do Projeto Piloto do Curso de Bacharelado em Administração seguem a seguinte sequência:

Dia 26 de novembro - Parnaíba, Esperantina e Piripiri - 36 alunos
Dia 09 de dezembro - Teresina - 106 alunos
No mês de Janeiro - São Raimundo Nonato - 27 alunos


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI